sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Frontex pede mais 1500 agentes e 50 especialistas para a Grécia

A Frontex, agência europeia de gestão de fronteiras, anunciou hoje ter pedido aos 28 da União Europeia e aos países associados 1.500 agentes policiais e 50 especialistas para apoiar a Grécia no retorno e readmissão de migrantes.

© Hannibal Hanschke / Reuters

"Vários Estados-membros já se comprometeram em enviar agentes adicionais", lê-se na nota da agência, que referiu as intensas conversações ao longo do fim de semana com os vários agentes envolvidos para implementar as conclusões da última cimeira dos líderes europeus, que incluiu um acordo de cooperação com a Turquia.

"É importante sublinhar que a Frontex só pode fazer retornar pessoas depois de as autoridades gregas terem analisado cada caso individual de pedido de asilo e ter chegado a uma decisão final", notou o diretor executivo da instituição, Fabrice Leggeri, garantindo que os regressos para a Turquia vão cumprir as leis europeias e internacionais.

Na semana passada, Leggeri decidiu prolongar a operação Poseidon até final de maio e que envolve 734 pessoas, incluindo patrulhamento das ilhas gregas mais afetadas.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, disse que todos os Estados-membros vão ajudar a Grécia no esforço muito significativo de processar os pedidos de asilo feitos por refugiados, no âmbito da aplicação do acordo fechado com a Turquia.

O primeiro-ministro acrescentou, na altura que Portugal esperava saber a forma de ajudar a Grécia: "Vamos ver o que nos é solicitado", salientou, tendo em conta as necessidades da Grécia, que está sujeita ao respeito pela diretiva sobre o asilo.

A colaboração de todos os Estados-membros, sublinhou, tem em vista a instalação nas próximas semanas, na Grécia, não só de um número de peritos em direito de asilo, de serviços de fronteira aptos a tramitar os pedidos individuais como, inclusive, de uma equipa de juízes que terá como responsabilidade a apreciação célere do que se espera um número muito elevado de recursos judiciais de decisões que venham a ser aplicadas.

Lusa

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Condutores apanhados a mais de 200 em corridas ilegais na Ponte Vasco da Gama
    1:25
  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Reino Unido em alerta máximo de terrorismo

    Mundo

    O Reino Unido elevou o alerta de terrorismo para o nível máximo depois das declarações, esta quinta-feira, do chefe das secretas britânicas. O diretor do MI6 está preocupado com eventuais ataques contra o Reino Unido e outros aliados.

  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10
  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47