sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Portugal envia ajuda humanitária para a Sérvia

A Autoridade Nacional de Proteção Civil vai enviar para a Sérvia, na quinta-feira, um conjunto de materiais destinados a apoiar os refugiados que se encontram em vários campos naquele país dos Balcãs.

© Marko Djurica / Reuters

Num comunicado hoje divulgado, a Proteção Civil refere que Portugal vai enviar para a Sérvia 20 tendas com capacidade para 150 pessoas e 300 cobertores.

A ajuda humanitária, que decorre de uma ação conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, vai seguir por via rodoviária, prevendo-se que chegue à Sérvia dentro de 10 dias, adianta a ANPC.

Segundo a Proteção Civil, este apoio decorre do pedido de assistência feito aos Estados-Membros pelo Centro Euro-Atlântico para a Coordenação da Resposta a Catástrofes.

Este órgão da NATO é responsável pela cooperação internacional em situações que requerem recursos de proteção civil e auxílio humanitário aos países afetados.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidos para os Refugiados, na Sérvia havia mais de 10.000 refugiados no final de 2015 e faltam bens essenciais, como comida ou cobertores.

Lusa

  • Debate quinzenal no Parlamento: veja em direto e comente

    País

    As políticas de descentralização foram o tema escolhido pelo Governo para o debate quinzenal, mas a situação na Caixa Geral de Depósitos também deve marcar os trabalhos na Assembleia da República. Acompanhe aqui a discussão e participe no Minuto a Minuto SIC/Parlamento Global.

    Direto

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto em 2017
    2:10

    País

    O Centro Hospitalar do Algarve deverá ser extinto no próximo ano e depois da separação dos hospitais de Faro, Portimão e Lagos. Faro deverá passar a hospital universitário. A proposta da Administração Regional de Saúde deverá ser confirmada dentro de dias pelo ministro da Saúde.

  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.