sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Portugal envia ajuda humanitária para a Sérvia

A Autoridade Nacional de Proteção Civil vai enviar para a Sérvia, na quinta-feira, um conjunto de materiais destinados a apoiar os refugiados que se encontram em vários campos naquele país dos Balcãs.

© Marko Djurica / Reuters

Num comunicado hoje divulgado, a Proteção Civil refere que Portugal vai enviar para a Sérvia 20 tendas com capacidade para 150 pessoas e 300 cobertores.

A ajuda humanitária, que decorre de uma ação conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, vai seguir por via rodoviária, prevendo-se que chegue à Sérvia dentro de 10 dias, adianta a ANPC.

Segundo a Proteção Civil, este apoio decorre do pedido de assistência feito aos Estados-Membros pelo Centro Euro-Atlântico para a Coordenação da Resposta a Catástrofes.

Este órgão da NATO é responsável pela cooperação internacional em situações que requerem recursos de proteção civil e auxílio humanitário aos países afetados.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidos para os Refugiados, na Sérvia havia mais de 10.000 refugiados no final de 2015 e faltam bens essenciais, como comida ou cobertores.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07