sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Portugal envia ajuda humanitária para a Sérvia

A Autoridade Nacional de Proteção Civil vai enviar para a Sérvia, na quinta-feira, um conjunto de materiais destinados a apoiar os refugiados que se encontram em vários campos naquele país dos Balcãs.

© Marko Djurica / Reuters

Num comunicado hoje divulgado, a Proteção Civil refere que Portugal vai enviar para a Sérvia 20 tendas com capacidade para 150 pessoas e 300 cobertores.

A ajuda humanitária, que decorre de uma ação conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, vai seguir por via rodoviária, prevendo-se que chegue à Sérvia dentro de 10 dias, adianta a ANPC.

Segundo a Proteção Civil, este apoio decorre do pedido de assistência feito aos Estados-Membros pelo Centro Euro-Atlântico para a Coordenação da Resposta a Catástrofes.

Este órgão da NATO é responsável pela cooperação internacional em situações que requerem recursos de proteção civil e auxílio humanitário aos países afetados.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidos para os Refugiados, na Sérvia havia mais de 10.000 refugiados no final de 2015 e faltam bens essenciais, como comida ou cobertores.

Lusa

  • Manuel Valls diz que Trump fez declaração de guerra à Europa

    Mundo

    O antigo primeiro-ministro francês Manuel Valls, aspirante a candidato socialista às presidenciais deste ano, considerou esta segunda-feira como uma "declaração de guerra" as afirmações do futuro Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a União Europeia.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.