sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Portugal envia ajuda humanitária para a Sérvia

A Autoridade Nacional de Proteção Civil vai enviar para a Sérvia, na quinta-feira, um conjunto de materiais destinados a apoiar os refugiados que se encontram em vários campos naquele país dos Balcãs.

© Marko Djurica / Reuters

Num comunicado hoje divulgado, a Proteção Civil refere que Portugal vai enviar para a Sérvia 20 tendas com capacidade para 150 pessoas e 300 cobertores.

A ajuda humanitária, que decorre de uma ação conjunta dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Administração Interna, vai seguir por via rodoviária, prevendo-se que chegue à Sérvia dentro de 10 dias, adianta a ANPC.

Segundo a Proteção Civil, este apoio decorre do pedido de assistência feito aos Estados-Membros pelo Centro Euro-Atlântico para a Coordenação da Resposta a Catástrofes.

Este órgão da NATO é responsável pela cooperação internacional em situações que requerem recursos de proteção civil e auxílio humanitário aos países afetados.

Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidos para os Refugiados, na Sérvia havia mais de 10.000 refugiados no final de 2015 e faltam bens essenciais, como comida ou cobertores.

Lusa

  • Estudante português desaparecido no mar Báltico

    País

    Um jovem português de 21 anos desapareceu na segunda-feira, dia 13 de novembro, enquanto fazia uma viagem de cruzeiro entre a cidade finlandesa de Helsínquia e a capital da Suécia, Estocolmo. As autoridades locais fizeram buscas na madrugada em que Diogo Penalva caiu ao mar Báltico, por volta das duas da manhã.

  • Político indiano oferece 1,3 milhões por decapitação de atriz

    Mundo

    Deepika Padukone é uma das personagens principais do filme que retrata a relação entre uma rainha hindu e um governante muçulmano. O filme enfureceu um político do Governo indiano, que ofereceu 1,3 milhões de euros como recompensa a quem decapitasse a atriz. A polícia já destacou agentes para proteger a atriz, bem como a sua família.