sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia desmantela acampamento de imigrantes em Paris

A polícia desmantelou hoje um acampamento em Paris com várias centenas de imigrantes, na sua maioria oriundos do Sudão, Eritreia e Afeganistão, que se formou nas últimas semanas na rua, sob uma passagem aérea do metro.

Arquivo / Reuters

Arquivo / Reuters

© Charles Platiau / Reuters

Dezenas de agentes montaram um cordão policial pouco depois das 06:00 (05:00 em Lisboa) abrangendo várias centenas de metros da avenida de Villette em torno da estação de metro de Stalingrad, em que têm estado a viver, em tendas de campanha, sobretudo jovens, mas também algumas mulheres e crianças.

Pouco antes das 08:00 (07:00 em Lisboa), as forças de segurança continuavam a impedir o acesso ao perímetro isolado, dentro do qual se podia ver um autocarro no qual iam entrando imigrantes para serem conduzidos para abrigos.

A linha 2 do metro, que nesse troço é aérea -- elevada sobre a avenida com pilares -- tinha servido de teto aos ocupantes do acampamento.

Nesse mesmo ponto, no passado dia 7, já tinha sido levada a cabo uma operação para retirar os imigrantes que se iam concentrando no local.

Desde o desalojamento de um acampamento no metro La Chapelle -- a apenas centenas de metros de distância -- em junho do ano passado, já foram realizadas 18 operações da mesma natureza em Paris.

Lusa

  • Casa de Portugal em Paris acolhe refugiados
    2:18

    SIC Europa

    A Casa de Portugal na Cidade Universitária de Paris acolheu dois refugiados sírios. A instituição - que sobrevive sem qualquer apoio do Estado português, quer assim promover a integração de estudantes que - de outra forma, não poderiam prosseguir a vida académica.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.

  • Juncker reprova com ironia apoio de Trump

    Brexit

    O Presidente da Comissão Europeia disse hoje com ironia que promoverá a independência do Ohio ou de Austin, no Texas, em relação aos Estados Unidos se o presidente Donald Trump continuar a incitar países europeu a seguirem o Brexit.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42