sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia desmantela acampamento de imigrantes em Paris

A polícia desmantelou hoje um acampamento em Paris com várias centenas de imigrantes, na sua maioria oriundos do Sudão, Eritreia e Afeganistão, que se formou nas últimas semanas na rua, sob uma passagem aérea do metro.

Arquivo / Reuters

Arquivo / Reuters

© Charles Platiau / Reuters

Dezenas de agentes montaram um cordão policial pouco depois das 06:00 (05:00 em Lisboa) abrangendo várias centenas de metros da avenida de Villette em torno da estação de metro de Stalingrad, em que têm estado a viver, em tendas de campanha, sobretudo jovens, mas também algumas mulheres e crianças.

Pouco antes das 08:00 (07:00 em Lisboa), as forças de segurança continuavam a impedir o acesso ao perímetro isolado, dentro do qual se podia ver um autocarro no qual iam entrando imigrantes para serem conduzidos para abrigos.

A linha 2 do metro, que nesse troço é aérea -- elevada sobre a avenida com pilares -- tinha servido de teto aos ocupantes do acampamento.

Nesse mesmo ponto, no passado dia 7, já tinha sido levada a cabo uma operação para retirar os imigrantes que se iam concentrando no local.

Desde o desalojamento de um acampamento no metro La Chapelle -- a apenas centenas de metros de distância -- em junho do ano passado, já foram realizadas 18 operações da mesma natureza em Paris.

Lusa

  • Casa de Portugal em Paris acolhe refugiados
    2:18

    SIC Europa

    A Casa de Portugal na Cidade Universitária de Paris acolheu dois refugiados sírios. A instituição - que sobrevive sem qualquer apoio do Estado português, quer assim promover a integração de estudantes que - de outra forma, não poderiam prosseguir a vida académica.

  • PSD está a "perder terreno" na escolha de candidato a Lisboa
    1:46

    País

    Quem o diz é Luís Marques Mendes: o PSD perde na demora da escolha de um candidato para a Câmara de Lisboa. O líder Passos Coelho rejeita apoiar a candidatura de Assunção Cristas e garante que o partido vai ter um candidato próprio. Segundo o comentador da SIC, o último convite foi dirigido a José Eduardo Moniz.

  • Trump não escreve todos os tweets, mas dita-os

    Mundo

    O Presidente eleito dos EUA não escreve todos os tweets que são publicados na sua conta desta rede social, mas dita-os aos seus funcionários. Numa entrevista a um ex-secretário de Estado britânico, Donald Trump explica como usa a sua conta e garante que depois de ser investido Presidente, vai continuar a usar o Twitter para defender-se da "imprensa desonesta".

  • Depressão pode ser mais prejudicial para o coração do que a hipertensão

    Mundo

    Um estudo recente estabelece uma nova ligação entre depressão e distúrbios cardíacos. De acordo com a investigação publicada na revista Atheroscleroses, o risco de vir a sofrer de uma doença cardíaca grave é quase tão elevado para os homens que sofram de depressão, do que para os que tenham colesterol elevado ou obesidade, e pode mesmo ser maior do que para os que sofram de hipertensão.