sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Suécia vai prolongar controlo fronteiriço por mais um mês

O Governo sueco decidiu hoje prolongar por mais um mês, até 08 de maio, os controlos fronteiriços provisórios introduzidos em novembro para reduzir o fluxo de requerentes de asilo.

© TT News Agency / Reuters

De acordo com um comunicado do Executivo de Estocolmo, as condições que implicaram a imposição dos controlos, necessários para manter a ordem pública e segurança interna, permanecem em vigor.

Em janeiro, a Suécia impôs outra medida adicional para reduzir os fluxos migratórios e exigiu às companhias de transporte que efetuem um controlo de identidade de todos os passageiros que cheguem ao país por comboio, autocarro, ou por via marítima desde a Dinamarca, com a ameaça de multas em caso de incumprimento.

A Dinamarca reagiu no próprio dia e recorreu à mesma cláusula do acordo de Schengen para restabelecer os controlos aleatórios na sua fronteira com a Alemanha.

Em 2015 a Suécia recebeu 163.000 pedidos de asilo, o número mais elevado 'per capita' de toda a União Europeia e o dobro dos registados em 2014, implicando o fim da tradicional e generosa política de asilo praticada pelo Governo de coligação entre sociais-democratas e ecologistas.

Lusa

  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • China descobre nova mutação do vírus H7N9

    Mundo

    A China descobriu uma nova mutação do vírus H7N9, considerada a mais mortífera das estirpes que causam a gripe das aves, sobretudo para aves vivas, não representando nova ameaça para os seres-humanos, informou hoje a imprensa estatal.

  • Jornalista bielorrusso come jornal após perder aposta

    Desporto

    Vyacheslav Fedorenko, editor de desporto de um importante jornal da Bielorrúsia, apostou que o Dinamo Minsk não chegaria aos play-offs da Kontinental Hockey League (KHL), uma liga internacional dominada por equipas russas. Perdeu e acabou a comer as próprias palavras, impressas em papel.

  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.