sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Suécia vai prolongar controlo fronteiriço por mais um mês

O Governo sueco decidiu hoje prolongar por mais um mês, até 08 de maio, os controlos fronteiriços provisórios introduzidos em novembro para reduzir o fluxo de requerentes de asilo.

© TT News Agency / Reuters

De acordo com um comunicado do Executivo de Estocolmo, as condições que implicaram a imposição dos controlos, necessários para manter a ordem pública e segurança interna, permanecem em vigor.

Em janeiro, a Suécia impôs outra medida adicional para reduzir os fluxos migratórios e exigiu às companhias de transporte que efetuem um controlo de identidade de todos os passageiros que cheguem ao país por comboio, autocarro, ou por via marítima desde a Dinamarca, com a ameaça de multas em caso de incumprimento.

A Dinamarca reagiu no próprio dia e recorreu à mesma cláusula do acordo de Schengen para restabelecer os controlos aleatórios na sua fronteira com a Alemanha.

Em 2015 a Suécia recebeu 163.000 pedidos de asilo, o número mais elevado 'per capita' de toda a União Europeia e o dobro dos registados em 2014, implicando o fim da tradicional e generosa política de asilo praticada pelo Governo de coligação entre sociais-democratas e ecologistas.

Lusa

  • Hasta pública de madeira ardida rendeu 2,85 milhões de euros

    País

    Mais de meia centena de lotes de madeira ardida proveniente de matas nacionais e perímetros florestais geridos pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) foram esta quinta-feira vendidos por 2,85 milhões de euros, numa hasta pública em Viseu.

  • Manifestações de apoio aos pais de Alfie impedidos de o levar para Itália
    3:03

    Mundo

    A justiça britânica rejeitou um novo recurso dos pais do bebé Alfie, que está em estado semivegetativo. O objetivo era levar o menino para Itália, para ser assistido numa unidade pediátrica no Vaticano. Os pais não querem que as máquinas sejam desligadas, mas os médicos defendem que os tratamentos são inúteis.