sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Suécia vai prolongar controlo fronteiriço por mais um mês

O Governo sueco decidiu hoje prolongar por mais um mês, até 08 de maio, os controlos fronteiriços provisórios introduzidos em novembro para reduzir o fluxo de requerentes de asilo.

© TT News Agency / Reuters

De acordo com um comunicado do Executivo de Estocolmo, as condições que implicaram a imposição dos controlos, necessários para manter a ordem pública e segurança interna, permanecem em vigor.

Em janeiro, a Suécia impôs outra medida adicional para reduzir os fluxos migratórios e exigiu às companhias de transporte que efetuem um controlo de identidade de todos os passageiros que cheguem ao país por comboio, autocarro, ou por via marítima desde a Dinamarca, com a ameaça de multas em caso de incumprimento.

A Dinamarca reagiu no próprio dia e recorreu à mesma cláusula do acordo de Schengen para restabelecer os controlos aleatórios na sua fronteira com a Alemanha.

Em 2015 a Suécia recebeu 163.000 pedidos de asilo, o número mais elevado 'per capita' de toda a União Europeia e o dobro dos registados em 2014, implicando o fim da tradicional e generosa política de asilo praticada pelo Governo de coligação entre sociais-democratas e ecologistas.

Lusa

  • Governo vai avaliar situação da associação Raríssimas
    1:41

    País

    O Governo promete avaliar a situação da instituição Raríssimas e agir em conformidade, depois da denúncia de alegadas irregularidades na gestão financeira. A presidente da instituição terá usado dinheiro da Raríssimas para gastos pessoais como vestidos de alta-costura e alimentação. Esta é uma instituição que apoia doentes e famílias que convivem de perto com doenças raras. 

  • Diáconos permanentes: quem são e que cargo ocupam na comunidade católica
    10:04
  • Múmia quase intacta descoberta em Luxor
    1:23

    Mundo

    O Egito anunciou, este sábado, a descoberta de dois pequenos túmulos com 3.500 anos na cidade de Luxor. Foram também encontrados uma múmia em bom estado de conservação, uma estátua do deus Ámon Ra e centenas de artefactos de madeira e cerâmica ou pinturas intactas.