sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Pedidos de asilo na Alemanha baixaram 66% em março

O número de novos pedidos de asilo na Alemanha - principal destino para os refugiados no ano passado - baixou 66% em março para cerca de 20.000, disse hoje o ministro do Interior, Thomas de Maiziere.

Migrantes atravessam a fronteira entre a Áustria e a Alemanha.

Migrantes atravessam a fronteira entre a Áustria e a Alemanha.

© Michaela Rehle / Reuters

"Em dezembro de 2015 eram 120.000 pessoas, em janeiro 90.000, em fevereiro 60.000, e em março 20.000", afirmou, citando o número mensal de registos no sistema EASY, que contabiliza os migrantes que preveem apresentar um pedido de asilo.

As declarações de Thomas de Maiziere surgem algumas semanas após o encerramento da rota de migração dos Balcãs.

A chanceler Angela Merkel, que abriu as portas do país a 1,1 milhões de requerentes de asilo em 2015, prometeu, num contexto de contestação na Alemanha, uma diminuição na chegada de migrantes através de soluções europeias e de um acordo com a Turquia. Recusou, no entanto, estabelecer quotas de entrada.

Lusa

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13

    Mundo

    Uma mulher de 37 anos terá sido enterrada viva no oeste da Bahia, no Brasil. A certidão de óbito aponta um choque séptico como a causa da morte, mas os ferimentos com que foi encontrada no interior do caixão indicam um possível erro. Os moradores de casas vizinhas do cemitério municipal onde Rosângela dos Santos foi enterrada ouviram gritos vindos do túmulo.

  • António Guterres, "o governante mais amado desde sempre em democracia"
    2:27

    País

    António Guterres foi distinguido com o grau de honoris causa pela Universidade de Lisboa. A cerimónia decorreu esta manhã e contou com a presença do Presidente da República e do primeiro-ministro. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que Guterres foi o governante mais amado da democracia portuguesa.