sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Pedidos de asilo na Alemanha baixaram 66% em março

O número de novos pedidos de asilo na Alemanha - principal destino para os refugiados no ano passado - baixou 66% em março para cerca de 20.000, disse hoje o ministro do Interior, Thomas de Maiziere.

Migrantes atravessam a fronteira entre a Áustria e a Alemanha.

Migrantes atravessam a fronteira entre a Áustria e a Alemanha.

© Michaela Rehle / Reuters

"Em dezembro de 2015 eram 120.000 pessoas, em janeiro 90.000, em fevereiro 60.000, e em março 20.000", afirmou, citando o número mensal de registos no sistema EASY, que contabiliza os migrantes que preveem apresentar um pedido de asilo.

As declarações de Thomas de Maiziere surgem algumas semanas após o encerramento da rota de migração dos Balcãs.

A chanceler Angela Merkel, que abriu as portas do país a 1,1 milhões de requerentes de asilo em 2015, prometeu, num contexto de contestação na Alemanha, uma diminuição na chegada de migrantes através de soluções europeias e de um acordo com a Turquia. Recusou, no entanto, estabelecer quotas de entrada.

Lusa

  • Famílias das vítimas de Pedrógão criam associação para apurar responsabilidades
    2:13
  • Polícias ameaçam com protestos no arranque do campeonato
    1:24

    País

    Os agentes da PSP ameaçam boicotar a presença nos jogos do campeonato da Primeira e Segunda ligas que começam em 15 dias. Os agentes colocam em causa o atual modelo de policiamento no futebol, que faz com que muitos dos profissionais da PSP trabalhem sem remuneração em dia de folga.

  • 700 milhões para armamento e equipamento militar
    1:16

    País

    Portugal vai investir nos próximos anos 700 milhões de euros em armas e equipamento militar. Segundo a imprensa de hoje, o objetivo é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível similar ao dos outros aliados da NATO. É o maior volume de programas de aquisição dos últimos anos e parte das verbas vão beneficiar a indústria portuguesa que fabrica aviões, navios-patrulha, rádios e sistemas de comando e controlo.

  • Princesa Diana morreu há 20 anos. Filhos falam pela 1ª vez da intimidade
    1:15