sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Parlamento Europeu aprova 100 M€ de ajuda de emergência a refugiados

O Parlamento Europeu aprovou hoje uma verba extra de 100 milhões de euros para ajuda de emergência a refugiados na União Europeia e dois milhões de euros para mais contratações para o Centro Europeu de Luta Antiterrorista.

Petros Giannakouris

Em nota divulgada hoje pelo Parlamento Europeu sublinhou-se que "dada a urgência" das medidas, os eurodeputados aceleraram a aprovação dos fundos, no âmbito do processo do orçamento retificativo de 2016, tendo o procedimento sido concluído em pouco mais de um mês.

O relator do orçamento, o português José Manuel Fernandes, congratulou-se com a aprovação da proposta para permitir que um apoio de emergência, mas não deixou de lamentar que a iniciativa seja "outro mecanismo ad hoc, criado sem uma estratégia global para abordar a crise e sem respeitar, integralmente, as prerrogativas do Parlmento Europeu como colegislador".

"O novo instrumento não teve base uma proposta no âmbito de um processo legislativa ordinário", acrescentou o eurodeputado do PSD, cujo relatório foi aprovado por 584 votos a favor, 64 contra e 33 abstenções.

Os 100 milhões de euros para ajuda humanitária é a primeira parte do novo pacote de 700 milhões de euros do Instrumento de Assistência de Emergência proposto pela Comissão Europeia, a 2 de março.

Na área do terrorismo, mais dois milhões de euros serão destinados ao reforço da equipa do Centro Europeu de Luta Antiterrorista, criado no seio da Europol, no início do ano.

Com Lusa

  • Família Aveiro na inauguração do Aeroporto Cristiano Ronaldo
    2:34

    País

    A decisão de dar o nome de Cristiano Ronaldo ao aeroporto da Madeira divide opiniões. Contudo, na cerimónia de inauguração desta quarta-feira só se ouviram aplausos. Os madeirenses juntaram-se à porta do aeroporto para ver e receber o melhor jogador do mundo. Também a família do jogador esteve na Madeira para apoiar Ronaldo.

  • A (polémica) mudança de nome do aeroporto da Madeira
    2:00

    País

    O aeroporto da Madeira é desde esta quarta-feira aeroporto Cristiano Ronaldo. O Presidente da República e o primeiro-ministro estiveram juntos na homenagem ao futebolista. A alteração não é consensual entre os madeirenses.

  • O busto de Ronaldo que virou piada no mundo inteiro
    2:04

    País

    No dia em que foi formalizado o novo nome do aeroporto da Madeira, foi também conhecido o busto em bronze de Cristiano Ronaldo e que, desde logo, começou a provocar reações em todo o mundo. As críticas da imprensa internacional não são propriamente positivas e a internet aproveitou para dar contornos humorísticos à criação.

  • "Não há razão para fingirmos que hoje é um dia feliz"
    1:55

    Brexit

    Depois de receber esta quarta-feira a notificação do Brexit, o presidente do Conselho Europeu antecipou negociações difíceis. Donald Tusk diz que agora é preciso minimizar os prejuízos para os cidadãos europeus e para as empresas.

  • "Não há recuo possível"
    2:30

    Brexit

    O processo de saída do Reino Unido da União Europeia começou esta quarta-feira, com a ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa. A notificação de Theresa May foi feita por carta a Donald Tusk e a primeira-ministra disse que não recuo possível. O processo de negociações levará dois anos e a saída do Reino Unido da União Europeia ficará concluída em 2019.