sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 56 migrantes na Grécia

Os militares da GNR em missão na ilha grega de Chios resgataram na quinta-feira, no mar Egeu, 56 migrantes que viajam numa embarcação entre a Turquia e a Grécia, indicou hoje a corporação.

(arquivo)

(arquivo)

O resgate das 56 pessoas, 10 das quais crianças e 15 mulheres, ocorreu na madrugada de quinta-feira na ilha grega de Chios e todos os migrantes chegaram a terra em segurança, após terem sido socorridos e a embarcação em que seguiam ter tentado fugir dos elementos da Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR.

Em comunicado, a GNR adianta que, durante uma ação de patrulhamento marítimo, os militares portugueses receberam uma comunicação da guarda costeira da Grécia sobre a presença de uma embarcação junto à fronteira com a Turquia em direção às águas gregas.

Após terem abordado a embarcação, esta recusou parar e tentou fugir, tendo os militares portugueses só conseguido alcançar o barco uma hora depois de perseguição a alta velocidade.

Desde 01 de abril que 11 militares da UCC da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.

A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 31 de agosto.

Segundo a GNR, os militares da GNR detetaram, desde o início da missão, 175 migrantes ilegais, socorreram 148 pessoas e percorreram 1.018 milhas náuticas.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.