sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 56 migrantes na Grécia

Os militares da GNR em missão na ilha grega de Chios resgataram na quinta-feira, no mar Egeu, 56 migrantes que viajam numa embarcação entre a Turquia e a Grécia, indicou hoje a corporação.

(arquivo)

(arquivo)

O resgate das 56 pessoas, 10 das quais crianças e 15 mulheres, ocorreu na madrugada de quinta-feira na ilha grega de Chios e todos os migrantes chegaram a terra em segurança, após terem sido socorridos e a embarcação em que seguiam ter tentado fugir dos elementos da Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR.

Em comunicado, a GNR adianta que, durante uma ação de patrulhamento marítimo, os militares portugueses receberam uma comunicação da guarda costeira da Grécia sobre a presença de uma embarcação junto à fronteira com a Turquia em direção às águas gregas.

Após terem abordado a embarcação, esta recusou parar e tentou fugir, tendo os militares portugueses só conseguido alcançar o barco uma hora depois de perseguição a alta velocidade.

Desde 01 de abril que 11 militares da UCC da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.

A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 31 de agosto.

Segundo a GNR, os militares da GNR detetaram, desde o início da missão, 175 migrantes ilegais, socorreram 148 pessoas e percorreram 1.018 milhas náuticas.

Lusa

  • Michelle Obama partilhou momento de despedida da Casa Branca
    1:43
  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.

  • Trabalhadores da saúde iniciam greve nacional

    País

    Trabalhadores da saúde estão esta sexta-feira a cumprir uma greve a nível nacional para reivindicar a admissão de novos profissionais, exigir a criação de carreiras e a aplicação das 35 horas semanais a todos os funcionários do setor.

  • Portugal a tremer de frio
    3:07

    País

    Portugal continua a registar temperaturas negativas, sobretudo no Norte do país. Em Trás-os-Montes, por exemplo, marcaram mínimas de 11 graus abaixo de zero e os termómetros desceram tanto que congelaram rios, canalizações de água e até aquecimentos de escolas. Mas nem tudo é mau pois os produtores falam em boa época para curar fumeiro.

  • Juiz brasileiro morto em acidente aéreo investigava corrupção na Petrobras
    1:28
  • Zoo da Indonésia acusado de querer matar ursos à fome

    Mundo

    Um grupo de ativistas da Indonésia acusa o Jardim Zoológico de Bandung de estar a matar à fome os seus animais, incluindo os ursos-do-sol, para ser fechado. Um vídeo recentemente publicado mostra os ursos, que aparecem muito magros e a implorar por comida.

  • Podem as plantas ver, ouvir e até reagir?

    Mundo

    Um professor de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, passou quatro décadas a investigar as relações entre vegetais e insetos. Na visão de Jack Schultz, as plantas são "como animais muito lentos", que conseguem ver, ouvir, cheirar e até têm comportamentos próprios.