sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 56 migrantes na Grécia

Os militares da GNR em missão na ilha grega de Chios resgataram na quinta-feira, no mar Egeu, 56 migrantes que viajam numa embarcação entre a Turquia e a Grécia, indicou hoje a corporação.

(arquivo)

(arquivo)

O resgate das 56 pessoas, 10 das quais crianças e 15 mulheres, ocorreu na madrugada de quinta-feira na ilha grega de Chios e todos os migrantes chegaram a terra em segurança, após terem sido socorridos e a embarcação em que seguiam ter tentado fugir dos elementos da Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR.

Em comunicado, a GNR adianta que, durante uma ação de patrulhamento marítimo, os militares portugueses receberam uma comunicação da guarda costeira da Grécia sobre a presença de uma embarcação junto à fronteira com a Turquia em direção às águas gregas.

Após terem abordado a embarcação, esta recusou parar e tentou fugir, tendo os militares portugueses só conseguido alcançar o barco uma hora depois de perseguição a alta velocidade.

Desde 01 de abril que 11 militares da UCC da GNR participam numa operação da agência europeia Frontex de vigilância de fronteiras e controlo de imigrantes ilegais na Grécia.

A participação da Guarda Nacional Republicana, na missão "Poseidon 2016", liderada pela Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), prolonga-se até 31 de agosto.

Segundo a GNR, os militares da GNR detetaram, desde o início da missão, 175 migrantes ilegais, socorreram 148 pessoas e percorreram 1.018 milhas náuticas.

Lusa

  • CDS quer que Governo revele detalhes do negócio do Novo Banco
    0:46

    Economia

    O CDS considera fundamental que o Governo revele os detalhes do negócio do Novo Banco para que pare com a especulação. Os centristas guardam uma posição política para depois de serem conhecidos os pormenores e lembram, mais uma vez, que o Executivo tem uma maioria parlamentar de Esquerda que o apoia.

  • ASAE faz doação de roupa apreendida
    1:15

    País

    A ASAE doou cerca de 200 peças de vestuário à Associação CAIS, apreendidas em ações de fiscalização. O valor destas peças é de quase 10 mil euros. Em 2016, a ASAE fez 100 ações de doação, um total de aproximadamente 14 mil peças.

  • PSD tem dúvidas sobre legalidade da taxa de proteção civil de Lisboa
    0:33

    País

    O PSD disse esta quarta-feira que a taxa de proteção civil da Câmara de Lisboa é um imposto e tem dúvidas sobre a legalidade. Numa reação ao envio deste diploma para o Tribunal Constitucional pelo Provedor de Justiça, os sociais-democratas deixaram ainda a promessa de acabar com a taxa, caso vençam as eleições na capital.

  • Conheça o Spa para recém-nascidos
    1:28

    Mundo

    Chama-se Baby Spa Perth e fica na Austrália. Nos últimos dias, o mundo ficou a conhecer este spa graças às fotografias dos bebés com as boias, que se tornaram virais nas redes sociais. O spa tem hidroterapia personalizada e massagens relaxantes. A boia, Bubby, permite que os bebés possam flutuar na água, sozinhos e em segurança.

    Patrícia Almeida

  • A rã que brilha no escuro
    2:08

    Mundo

    É a última descoberta do reino animal. Foi encontrada acidentalmente na Argentina uma nova espécie de rã, fluorescente.