sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Merkel conta com cumprimento do acordo UE-Turquia

A chanceler alemã, Angela Merkel, conta com o cumprimento do acordo entre a Turquia a União Europeia para travar o fluxo de refugiados, independentemente da demissão do primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, afirmou hoje um dos seus porta-vozes.

© Umit Bektas / Reuters

"A chanceler tem trabalhado muito bem até agora com o primeiro-ministro Davutoglu e com todos os representantes turcos e partimos do princípio de que esta cooperação positiva e construtiva vai continuar com o novo primeiro-ministro turco", disse à imprensa Georg Streiter, porta-voz do governo alemão.

"A UE e a Alemanha vão continuar a cumprir todas as suas obrigações previstas no acordo e esperamos o mesmo da Turquia", acrescentou.

Ahmet Davutoglu anunciou na quinta-feira a sua saída da chefia do governo, uma decisão que consolida o poder do Presidente, Recep Tayyip Erdogan.

O acordo UE-Turquia, de que Merkel é considerada a principal promotora, prevê o reenvio para a Turquia de todos os migrantes que cheguem clandestinamente à Grécia. Em troca, a UE recebe um refugiado sírio por cada migrante expulso para território turco.

O governo turco exige contudo que os seus cidadãos passem a estar isentos de visto para circular no espaço europeu de livre circulação Schengen, ameaçando não cumprir o acordo migratório se essa exigência não for satisfeita.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.