sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Merkel conta com cumprimento do acordo UE-Turquia

A chanceler alemã, Angela Merkel, conta com o cumprimento do acordo entre a Turquia a União Europeia para travar o fluxo de refugiados, independentemente da demissão do primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, afirmou hoje um dos seus porta-vozes.

© Umit Bektas / Reuters

"A chanceler tem trabalhado muito bem até agora com o primeiro-ministro Davutoglu e com todos os representantes turcos e partimos do princípio de que esta cooperação positiva e construtiva vai continuar com o novo primeiro-ministro turco", disse à imprensa Georg Streiter, porta-voz do governo alemão.

"A UE e a Alemanha vão continuar a cumprir todas as suas obrigações previstas no acordo e esperamos o mesmo da Turquia", acrescentou.

Ahmet Davutoglu anunciou na quinta-feira a sua saída da chefia do governo, uma decisão que consolida o poder do Presidente, Recep Tayyip Erdogan.

O acordo UE-Turquia, de que Merkel é considerada a principal promotora, prevê o reenvio para a Turquia de todos os migrantes que cheguem clandestinamente à Grécia. Em troca, a UE recebe um refugiado sírio por cada migrante expulso para território turco.

O governo turco exige contudo que os seus cidadãos passem a estar isentos de visto para circular no espaço europeu de livre circulação Schengen, ameaçando não cumprir o acordo migratório se essa exigência não for satisfeita.

Lusa

  • 6 polícias feridos e 4 detidos em manifestação pela morte de português em Londres
    1:29

    Mundo

    A manifestação começou ainda durante a tarde deste domingo, na capital britânica e culminou em violência, com 6 polícias feridos, 4 pessoas detidas e a evacuação de uma das principais estações de transportes da zona leste da Londres. Os manifestantes acusam a polícia britânica de agressão na noite de 15 de junho, quando um português, de 25 anos, foi mandado parar pela polícia. O jovem acabou por morrer no hospital 5 dias depois.

  • Novo avião da TAP a lembrar o passado
    1:32
  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01

    País

    Um avião da TAP voltou a cruzar-se este domingo com um drone, enquanto se preparava para aterrar no aeroporto de Lisboa. A aproximação deu-se a 900 metros de altitude e passou muito perto da asa da aeronave. Este é o 10.º incidente com drones este ano e o 6.º este mês.

  • Bruno Fernandes já está em Lisboa
    4:53

    Mercado de transferências

    Bruno Fernandes já está em Lisboa a dar autógrafos com a camisola do Sporting. André Moreira, guarda-redes do Atlético Madrid, oficializado em breve no Benfica. Eis as últimas do mercado de transferências, por Gonçalo Azevedo Ferreira.

  • Os russos adoram Portugal
    2:48

    Taça das Confederações

    Os portugueses que foram à Rússia para a Taça das Confederações ficaram surpreendidos pela forma calorosa com que todos foram recebidos. Cristiano Ronaldo é o grande responsável por esta paixão pelo nosso país.

    Enviados SIC

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.