sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrantes retidos na Grécia poderam regressar à Síria

Enquanto os líderes mundiais se debatem com a crise migratória, alguns migrantes retidos há meses em centros de acolhimento na Grécia dizem que as condições são tão más que já ponderam regressar à Síria.

No campo de refugiados de Idomeni, uma mãe diz que os confrontos na Síria não são piores do que a constante batalha contra o estado do tempo e que não há maneira de assegurar a higiene das crianças. Na Síria, diz, há uma guerra com bombas. Cá, trava-se uma guerra contra o vento e a chuva.

O acampamento de Idomeni é a casa temporária de cerca de 10 mil pessoas frustradas com o sonho de alcançar uma Europa próspera.

Com o encerramento das fronteiras dos Balcãs, 54 mil refugiados continuam retidos nas ilhas gregas, através das quais mais de um milhão de pessoas passaram desde o início do ano passado com esperança num destino melhor.

  • BE acusa direita de bloquear atual comissão à CGD
    1:37

    Caso CGD

    O Bloco de Esquerda acusa a oposição de estar a fazer tudo para impedir as conclusões da comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos que está em curso. Numa altura em que PSD e CDS já entregaram o requerimento para avançar com uma segunda comissão, Catarina Martins defende que ainda há muita coisa por apurar sobre o processo de recapitalização do banco público.

  • Visita de Costa a Angola pode estar em risco
    2:26

    País

    A visita de António Costa a Luanda poderá estar em risco devido à acusação da justiça portuguesa contra o vice-Presidente de Angola. O jornal Expresso avança que o comunicado com a reação dura do Governo angolano é apenas o primeiro passo e que pode até estar a ser preparado um conjunto de medidas contra Portugal. Para já, o primeiro-ministro português desvaloriza a ameaça e mantém a visita marcada para a primavera.