sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrantes retidos na Grécia poderam regressar à Síria

Enquanto os líderes mundiais se debatem com a crise migratória, alguns migrantes retidos há meses em centros de acolhimento na Grécia dizem que as condições são tão más que já ponderam regressar à Síria.

No campo de refugiados de Idomeni, uma mãe diz que os confrontos na Síria não são piores do que a constante batalha contra o estado do tempo e que não há maneira de assegurar a higiene das crianças. Na Síria, diz, há uma guerra com bombas. Cá, trava-se uma guerra contra o vento e a chuva.

O acampamento de Idomeni é a casa temporária de cerca de 10 mil pessoas frustradas com o sonho de alcançar uma Europa próspera.

Com o encerramento das fronteiras dos Balcãs, 54 mil refugiados continuam retidos nas ilhas gregas, através das quais mais de um milhão de pessoas passaram desde o início do ano passado com esperança num destino melhor.

  • Avião cruza-se com drone a 900 metros de altitude
    2:01
  • Naufrágio na Colômbia registado em vídeo
    2:11
  • PSP descentraliza a regularização de armas
    3:55

    País

    A PSP de Bragança percorreu os 12 concelhos do distrito ao encontro dos proprietários de armas com vista à sua regularização. A iniciativa, que pretende evitar a deslocação das pessoas à capital de distrito, teve uma forte adesão.

  • O último adeus a Miguel Beleza

    País

    O velório do economista e ex-ministro das Finanças realiza-se esta segunda-feira na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, a partir das 18h00.

  • Trump quebra tradição da Casa Branca com 20 anos

    Mundo

    Donald Trump decidiu não fazer um jantar de celebração pelo fim do Ramadão, o mês em que os muçulmanos cumprem jejum entre o nascer e o pôr do sol. O Presidente dos Estados Unidos quebrou a tradição da Casa Branca, pela primeira vez em 20 anos.