sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrantes retidos na Grécia poderam regressar à Síria

Enquanto os líderes mundiais se debatem com a crise migratória, alguns migrantes retidos há meses em centros de acolhimento na Grécia dizem que as condições são tão más que já ponderam regressar à Síria.

No campo de refugiados de Idomeni, uma mãe diz que os confrontos na Síria não são piores do que a constante batalha contra o estado do tempo e que não há maneira de assegurar a higiene das crianças. Na Síria, diz, há uma guerra com bombas. Cá, trava-se uma guerra contra o vento e a chuva.

O acampamento de Idomeni é a casa temporária de cerca de 10 mil pessoas frustradas com o sonho de alcançar uma Europa próspera.

Com o encerramento das fronteiras dos Balcãs, 54 mil refugiados continuam retidos nas ilhas gregas, através das quais mais de um milhão de pessoas passaram desde o início do ano passado com esperança num destino melhor.

  • Catalunha vs Espanha
    29:35
  • Empate técnico a uma semana das eleições na Catalunha

    Mundo

    A sete dias das eleições regionais catalãs, várias sondagens publicadas hoje indicam que os partidos constitucionalistas estão à frente nas intenções de voto, mas os independentistas ganham em número de lugares, sem nenhum dos blocos ter maioria absoluta.