sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrantes retidos na Grécia poderam regressar à Síria

Enquanto os líderes mundiais se debatem com a crise migratória, alguns migrantes retidos há meses em centros de acolhimento na Grécia dizem que as condições são tão más que já ponderam regressar à Síria.

No campo de refugiados de Idomeni, uma mãe diz que os confrontos na Síria não são piores do que a constante batalha contra o estado do tempo e que não há maneira de assegurar a higiene das crianças. Na Síria, diz, há uma guerra com bombas. Cá, trava-se uma guerra contra o vento e a chuva.

O acampamento de Idomeni é a casa temporária de cerca de 10 mil pessoas frustradas com o sonho de alcançar uma Europa próspera.

Com o encerramento das fronteiras dos Balcãs, 54 mil refugiados continuam retidos nas ilhas gregas, através das quais mais de um milhão de pessoas passaram desde o início do ano passado com esperança num destino melhor.

  • Casa Branca isolada devido a pacote suspeito

    Mundo

    A Casa Branca foi esta terça-feira isolada devido à presença de um pacote suspeito junto a uma das vedações que limitam o edifício governamental norte-americano. A situação já foi normalizada e o objeto retirado do local.

  • Inspetores do SEF cansados das promessas do Governo
    1:00

    País

    O sindicato do SEF garante que a segurança contra o terrorismo vai ser assegurada na greve de quinta-feira e sexta-feira nos aeroportos. Acácio Pereira, do sindicato, diz que os inspetores são quase escravos e que estão fartos das promessas do Governo. A greve deverá afetar cerca de 30 mil pessoas. 

  • Graça Fonseca, a primeira governante a assumir-se homossexual
    1:02

    País

    A secretária de Estado da Modernização Administrativa deu uma entrevista ao Diário de Notícias onde assume a sua homossexualidade. É a primeira vez que um governante português o faz. Graça Fonseca assume esta posição pública como uma "afirmação política".