sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Portugal recebe mais 191 refugiados até ao final do mês

Portugal recebe mais 191 refugiados até ao final do mês

A ministra da Administração Interna disse Portugal vai receber mais 191 refugiados até ao final do mês de maio. A Plataforma de Apoio aos Refugiados diz que Portugal já é o terceiro país que mais migrantes recebeu, atrás da França e da Finlândia.

"Portugal já recebeu 230 refugiados, sobretudo eritreus chegados a Itália, esperamos um novo grupo e, até final do mês, devem chegar mais 191 pessoas", disse a ministra, que participou numa reunião com os seus homólogos da União Europeia.

De acordo com o ministério, a chegada de um grupo de refugiados, prevista para entre quinta-feira e hoje, foi adiada por questões administrativas para a próxima semana, devendo chegar 26 refugiados na terça-feira e 25 na quarta, todos provenientes de Itália.

A triagem dos candidatos a asilo na Grécia deverá acelerar-se brevemente, com a entrada em vigor de "um novo sistema com a colaboração do Sistema Europeu de Asilo e do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, para acelerar todo o processo de pré-registo e registo de refugiados e envio de processos de recolocação para os Estados-membros", que se disponibilizaram para receber "refugiados sírios, ou de outras nacionalidades elegíveis como iraquianos, que estão na Grécia".

Com Lusa

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.