sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Portugal recebe mais 191 refugiados até ao final do mês

Portugal recebe mais 191 refugiados até ao final do mês

A ministra da Administração Interna disse Portugal vai receber mais 191 refugiados até ao final do mês de maio. A Plataforma de Apoio aos Refugiados diz que Portugal já é o terceiro país que mais migrantes recebeu, atrás da França e da Finlândia.

"Portugal já recebeu 230 refugiados, sobretudo eritreus chegados a Itália, esperamos um novo grupo e, até final do mês, devem chegar mais 191 pessoas", disse a ministra, que participou numa reunião com os seus homólogos da União Europeia.

De acordo com o ministério, a chegada de um grupo de refugiados, prevista para entre quinta-feira e hoje, foi adiada por questões administrativas para a próxima semana, devendo chegar 26 refugiados na terça-feira e 25 na quarta, todos provenientes de Itália.

A triagem dos candidatos a asilo na Grécia deverá acelerar-se brevemente, com a entrada em vigor de "um novo sistema com a colaboração do Sistema Europeu de Asilo e do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, para acelerar todo o processo de pré-registo e registo de refugiados e envio de processos de recolocação para os Estados-membros", que se disponibilizaram para receber "refugiados sírios, ou de outras nacionalidades elegíveis como iraquianos, que estão na Grécia".

Com Lusa

  • Negligência é a principal causa dos incêndios
    1:32

    País

    A Polícia Judiciária deteve mais dois suspeitos de fogo posto este fim de semana. Ao todo já foram detidas pelo menos 99 pessoas pelas autoridades desde o início do ano, a maioria suspeitas de agirem intencionalmente. Mas desde 1 de janeiro até meados deste mês, dos 8 mil incêndios investigados pela GNR, mais de 3.300 tiveram causa negligente. 

  • Concentração de motos em Góis
    2:28

    País

    Durante este fim de semana, decorre uma das concentrações de motards mais concorridas do país. A organização esperava cerca de 20 mil visitantes em Góis.