sicnot

Perfil

Crise Migratória na Europa

Portugal recebe mais 191 refugiados até ao final do mês

Portugal recebe mais 191 refugiados até ao final do mês

A ministra da Administração Interna disse Portugal vai receber mais 191 refugiados até ao final do mês de maio. A Plataforma de Apoio aos Refugiados diz que Portugal já é o terceiro país que mais migrantes recebeu, atrás da França e da Finlândia.

"Portugal já recebeu 230 refugiados, sobretudo eritreus chegados a Itália, esperamos um novo grupo e, até final do mês, devem chegar mais 191 pessoas", disse a ministra, que participou numa reunião com os seus homólogos da União Europeia.

De acordo com o ministério, a chegada de um grupo de refugiados, prevista para entre quinta-feira e hoje, foi adiada por questões administrativas para a próxima semana, devendo chegar 26 refugiados na terça-feira e 25 na quarta, todos provenientes de Itália.

A triagem dos candidatos a asilo na Grécia deverá acelerar-se brevemente, com a entrada em vigor de "um novo sistema com a colaboração do Sistema Europeu de Asilo e do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, para acelerar todo o processo de pré-registo e registo de refugiados e envio de processos de recolocação para os Estados-membros", que se disponibilizaram para receber "refugiados sírios, ou de outras nacionalidades elegíveis como iraquianos, que estão na Grécia".

Com Lusa

  • Rui Santos revela novos e-mails que envolvem o Benfica
    1:52

    Desporto

    No programa da SIC Notícias Tempo Extra, Rui Santos revelou esta terça-feira que um blogue associado ao Benfica partilhou informação privilegiada da APAF (Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol) com várias figuras do clube da Luz.

  • O último adeus às vítimas da tragédia de Vila Nova da Rainha
    1:37

    País

    As cerimónias fúnebres das oito vítimas mortais do incêndio na Associação de Vila Nova da Rainha realizaram-se esta terça-feira. Três delas ocorreram em simultâneo na povoação do concelho de Tondela que, no passado sábado, viu a tragédia bater-lhe à porta.

  • Fóssil humano mais antigo encontrado em Portugal entregue ao Museu de Arqueologia
    3:42

    País

    O mais antigo fóssil humano até hoje encontrado em Portugal, o "Crânio da Aroeira", foi entregue no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. Em 2014, o fóssil foi encontrado pela equipa do arqueólogo João Zilhão perto de Torres Novas e foi restaurado e estudado na Universidade Complutense de Madrid, durante dois anos e meio.

  • De "lambe rabos" a "labrego", a polémica entre Rodolfo Reis e Bruno de Carvalho
    1:30
  • O Futuro Hoje na maior feira eletrónica de consumo do mundo
    5:14