sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Militares da GNR resgataram 89 migrantes próximo da ilha grega de Chios

Militares da GNR em missão na Grécia resgataram no sábado 89 migrantes que seguiam a bordo de duas embarcações semirrígidas que atravessavam o mar Egeu entre a Turquia e a ilha grega de Chios, anunciou hoje a corporação.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo que estava a ser realizada pela embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) e durante a qual os militares observaram as duas embarcações a atravessar o mar Egeu "com o objetivo de alcançar território europeu", refere a GNR em comunicado.

"Após a interceção, os militares rebocaram as embarcações, tendo acompanhado e posteriormente entregue os migrantes a uma embarcação grega que os transportou até ao porto de Chios", adianta.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, as pessoas resgatadas não apresentavam ferimentos, tendo sido entregues "em segurança" às autoridades locais.

Os militares da UCC que fizeram o resgate estão destacados desde o passado dia 01 de abril na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na Grécia, denominada Poseidon 2016). O principal objetivo da missão da FRONTEX nas ilhas gregas de Chios e Kos, na qual participam 32 militares da GNR, é "prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos" relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, "contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar".

Desde o início da operação, os militares da GNR já resgataram 417 migrantes.

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC