sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Militares da GNR resgataram 89 migrantes próximo da ilha grega de Chios

Militares da GNR em missão na Grécia resgataram no sábado 89 migrantes que seguiam a bordo de duas embarcações semirrígidas que atravessavam o mar Egeu entre a Turquia e a ilha grega de Chios, anunciou hoje a corporação.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo que estava a ser realizada pela embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) e durante a qual os militares observaram as duas embarcações a atravessar o mar Egeu "com o objetivo de alcançar território europeu", refere a GNR em comunicado.

"Após a interceção, os militares rebocaram as embarcações, tendo acompanhado e posteriormente entregue os migrantes a uma embarcação grega que os transportou até ao porto de Chios", adianta.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, as pessoas resgatadas não apresentavam ferimentos, tendo sido entregues "em segurança" às autoridades locais.

Os militares da UCC que fizeram o resgate estão destacados desde o passado dia 01 de abril na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na Grécia, denominada Poseidon 2016). O principal objetivo da missão da FRONTEX nas ilhas gregas de Chios e Kos, na qual participam 32 militares da GNR, é "prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos" relacionados com a imigração ilegal, o tráfico de seres humanos e o tráfico de droga, "contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar".

Desde o início da operação, os militares da GNR já resgataram 417 migrantes.

Lusa

  • Cinco anos depois do incêndio na Serra do Caldeirão
    5:24
  • Destaques económicos que marcaram a semana
    2:03

    Economia

    A semana ficou marcada pela tragédia provocada pelos incêndios no centro do país. No entanto importa olhar para o que se passou noutras áreas e fazer um resumo das notícias relacionadas com a economia. 

  • Martin Schulz ataca Merkel a três meses das legislativas

    Mundo

    O social-democrata alemão Martin Schulz passou este domingo à ofensiva, a três meses das eleições legislativas, ao acusar Angela Merkel de "arrogância" e de sabotar a "democracia", quando as sondagens apontam para uma larga vantagem da chanceler da Alemanha.

  • Martha, a cadela mais feia do mundo
    0:42

    Mundo

    A cadela Martha, de raça mastim napolitano ficou em primeiro lugar na edição anual do concurso que elege os cães mais feios do mundo. A cadela tem três anos, pesa 57 quilos e foi resgatada pela dona quando estava praticamente cega. Acabou por recuperar a visão depois de várias operações. Martha e a dona receberam um prémio de 1.500 dólares e uma viagem a Nova Iorque para marcarem presença em programas de televisão.