sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Frontex prevê a chegada de 300 mil refugiados este ano à UE a partir da Líbia

A agência europeia de controlo das fronteiras externas, Frontex, estima que cheguem este ano à União Europeia (UE) cerca de 300 mil refugiados através do Mediterrâneo e da Líbia.

© Ismail Zetouni / Reuters

"Calculamos que estejam a chegar à volta de 10 mil por semana", afirmou o diretor do departamento de operações, Klaus Rösler, em declarações ao diário popular "Bild", em relação ao crescente número de chegadas em barcos registado esta primavera.

Segundo Rösler, a intensa campanha de vigilância por parte das patrulhas da UE faz com que sejam cada vez mais os que se arriscam a essa perigosa travessia, com a esperança de que sejam resgatados.

O centro da Frontex, na Polónia, reportou na passada quinta-feira que o número de imigrantes ilegais que chegaram a Itália em maio foi o dobro dos de abril.

Tal deve-se sobretudo ao aumento de saídas do Egito e da Líbia, enquanto as chegadas às ilhas gregas caíram cerca de 60%.

A agência especificou que o elevado número de deteções no Mediterrâneo central durante o mês passado não se deve a mudanças nas rotas utilizadas pelos imigrantes retidos na Turquia, mas ao aumento do tráfego da África Ocidental e do Corno de África, com embarque na Líbia e no Egito.

Em apenas uma semana, de 20 a 27 de maio, mais de 13 mil pessoas foram resgatadas no Mediterrâneo central, o número mais alto registado naquela região em uma semana.

Entretanto, o número mensal de imigrantes vindos da Turquia com destino às ilhas gregas continua a decrescer, cifrando-se em cerca de 1.500 chegadas em maio, o que representa uma diminuição de 60% relativamente ao mês anterior.

Lusa

  • Adeptos do Sporting gritaram "Joguem à bola"

    Desporto

    Depois da eliminação da Taça de Portugal, o autocarro do Sporting deixou o Estádio Municipal de Chaves em clima de grante tensão. Vários adeptos leoninos protestaram contra a equipa e pediram explicações.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Temperaturas negativas em várias zonas do país nos próximos dias
    1:57

    País

    O frio vai começar a fazer-se sentir nos próximos dias com as temperaturas a descerem para valores negativos em várias zonas do país. Em Lisboa, cinco estações de metro vão estar abertas durante a noite para albergar os sem-abrigo que também vão receber agasalhos e refeições quentes.

  • Medalha idêntica à de Anne Frank encontrada em campo nazi

    Mundo

    Um grupo de investigadores encontrou uma medalha praticamente igual à de Anne Frank, nas escavações ao campo nazi de extermínio Sobibor, na Polónia. Os especialistas do Memorial do Holocausto Yad Vashem em Israel acreditam que a medalha pertencia a Karoline Cohn, que pode ter conhecido Anne Frank.