sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Confrontos entre migrantes e polícia em Calais

Confrontos entre centenas de migrantes e agentes da polícia francesa decorriam hoje à tarde numa saída da autoestrada de Calais, no norte de França, junto ao campo conhecido como "a Selva", segundo a agência de notícias francesa, AFP.

Calais, França (Arquivo)

Calais, França (Arquivo)

© Pascal Rossignol / Reuters

As forças da ordem dispararam várias granadas de gás lacrimogéneo para tentar afastar os requerentes de asilo que, com a ajuda de diversos objetos, fazem abrandar o trânsito para tentarem entrar em camiões que se dirigem para o Reino Unido.

Até agora, os confrontos não fizeram feridos nem do lado dos migrantes, nem da polícia, de acordo com as autoridades regionais, que deram conta da detenção de pelo menos um migrante por "lançamento de projétil".

Várias grades de segurança na berma da estrada foram também desmontadas por migrantes, alguns dos quais subiram a camiões e tentaram cortar as lonas dos respetivos reboques para aí viajarem escondidos.

A estrada de acesso ao porto foi, por seu lado, encerrada no sentido dos embarques a partir das 16:00 locais (15:00 de Lisboa), segundo a AFP. Foram indicados desvios, mas o resultado foi engarrafamentos de vários quilómetros numa autoestrada, nos dois sentidos.

Estes distúrbios, que ocorrem com bastante regularidade, registaram-se desta vez em pleno dia, e não de noite, como era habitual, e no início da semana, quando o trânsito é normalmente mais abundante a partir de quarta-feira.

De acordo com a mais recente contagem realizada pela câmara municipal em meados de maio, a população total que reside no campo de la Lande, em Calais, apelidado como "a Selva", eleva-se a 3.913 migrantes.

Nessa data, associações de ajuda aos refugiados (Help Refugees e l'Auberge des Migrants) davam conta de 5.188 pessoas, um número que reviram em alta, para 6.123, no início de junho.

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.

  • Quem é a mulher que diz ser filha de Salvador Dalí

    Cultura

    Maria Pilar Abel Martínez nasceu em 1956 e será o alegado fruto de um caso entre a sua mãe e Salvador Dalí. Um tribunal de Madrid ordenou a exumação do cadáver do pintor e a obtenção de amostras, de modo a determinar se a mulher espanhola é mesmo filha de Dalí.