sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Refugiados ao lado do Papa na audiência geral na praça de São Pedro

Uma dezena de refugiados africanos sentou-se hoje ao lado do Papa Francisco durante a audiência geral semanal na praça de São Pedro.

© Stefano Rellandini / Reuters

Os refugiados sentaram-se no chão, cinco de cada lado, segurando nas mãos pequenas bandeiras do Estado do Vaticano.

"Hoje estou acompanhado por estes rapazes. Muitos pensam que era melhor se ficassem na terra deles, mas ali havia demasiado sofrimento", disse o Papa, indicando os africanos.

"São os nossos refugiados, mas são excluídos por muitos. Por favor, são nossos irmãos. O cristão não exclui ninguém, há lugar para todos", disse.

Francisco dedicou a catequese ao encontro de Jesus com o leproso, sobre a necessidade de recusar "todos os preconceitos humanos".

O papa mostrou-se sempre muito sensível perante a crise dos refugiados na Europa, que chegou a qualificar como a "pior catástrofe humana desde a Segunda Guerra Mundial".

Além das visitas às ilhas de Lampedusa, em Itália, e de Lesbos, na Grécia, dois símbolos do drama da migração para a Europa, Francisco também realizou gestos mais concretos, como alojar famílias sírias no Vaticano.

Na sexta-feira, nove sírios, entre os quais dois cristãos, que estavam em Lesbos, chegaram a Roma por iniciativa do Papa.

Este grupo de refugiados junta-se aos 12 que viajaram com Francisco, na sequência da visita, a 16 de abril, a Lesbos. A associação humanitária católica Comunidade de Santo Egídio está encarregada do alojamento e programa de integração.


Lusa

  • Vem lá chuva

    País

    A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir.

  • "O Sporting é o um barco à deriva"
    2:26
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    A crise do Sporting foi o principal tema em O Dia Seguinte, esta segunda-feira. José Guilherme Aguiar censura Bruno de Carvalho por ter convidado Jorge Jesus para a comissão de honra da recandidatura. Já Rogério Alves não tem dúvidas que a contestação tem aumentado de tom devido à proximidade das eleições do Sporting. Rui Gomes da Silva pensa que toda a direção leonina é responsável pelo mau momento atual do clube.

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Violação emitida em direto no Facebook

    Mundo

    Três homens foram detidos na Suécia, por suspeitas de violação de uma mulher, num apartamento a 70 quilómetros da capital. Os suspeitos filmaram o ato de violência e exibiram-no em direto no Facebook.

  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.