sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Resgatadas 1.288 pessoas no Mediterrâneo, 51 dos quais num barco à vela

Um total de 1.288 migrantes foram hoje resgatados das águas do mar Mediterrâneo, 51 dos quais a bordo de um barco à vela, indicou a Guarda Costeira italiana em comunicado.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Foram resgatados em seis operações distintas, cinco delas no canal da Sicília, que separa as costas dessa ilha italiana do litoral líbio e tunisino.

Os guardas costeiros disseram que foi "particularmente complicado" o resgate de um barco de pesca no qual viajavam 430 migrantes, devido às "condições meteorológicas adversas e ao mar picado".

Para salvar estas pessoas, intervieram desde as primeiras horas de hoje quatro navios da Guarda Costeira e da Guarda Fiscal (polícia fiscal e de controlo fronteiriço italiana), bem como três navios mercantes.

Todos os migrantes assistidos pelos guardas costeiros foram transferidos para o barco "Bourbon Argos", dos Médicos Sem Fronteiras, e para o navio mercante "Jazan".

Outros 807 migrantes que se encontravam a bordo de três lanchas pneumáticas e de uma barcaça foram socorridos pela "Nave Diviotti", da Guarda Costeira, e por uma unidade naval da Marinha e da fundação Migrant Offshore Aid Station (MOAS), sediada em Malta.

De acordo com as mesmas fontes, as autoridades intercetaram a sul da costa de Otranto (Apúlia) um barco à vela em que viajavam 51 migrantes.

Lusa

  • Caixa multibanco assaltada em Portugal a cada dois dias
    2:43

    País

    O semanário Expresso conta que a mulher que morreu vítima de um disparo de agentes da PSP foi atingida pelas costas. O caso está a ser investigado pela PJ, que procura encaixar as peças da noite que acabou com uma morte inocente mas que começou com uma perseguição a um grupo de assaltantes de um multibanco. Assaltos que são cada vez mais comuns e que preocupam o Governo. A cada dois dias, uma caixa é assaltada.

  • Metro de Lisboa vai reduzir consumo de água

    País

    O Metro de Lisboa colocou em prática um programa para reduzir o consumo de água devido à situação de seca em Portugal, respondendo assim ao apelo do Ministério do Ambiente, segundo um comunicado divulgado este sábado.