sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Resgatadas 1.288 pessoas no Mediterrâneo, 51 dos quais num barco à vela

Um total de 1.288 migrantes foram hoje resgatados das águas do mar Mediterrâneo, 51 dos quais a bordo de um barco à vela, indicou a Guarda Costeira italiana em comunicado.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Foram resgatados em seis operações distintas, cinco delas no canal da Sicília, que separa as costas dessa ilha italiana do litoral líbio e tunisino.

Os guardas costeiros disseram que foi "particularmente complicado" o resgate de um barco de pesca no qual viajavam 430 migrantes, devido às "condições meteorológicas adversas e ao mar picado".

Para salvar estas pessoas, intervieram desde as primeiras horas de hoje quatro navios da Guarda Costeira e da Guarda Fiscal (polícia fiscal e de controlo fronteiriço italiana), bem como três navios mercantes.

Todos os migrantes assistidos pelos guardas costeiros foram transferidos para o barco "Bourbon Argos", dos Médicos Sem Fronteiras, e para o navio mercante "Jazan".

Outros 807 migrantes que se encontravam a bordo de três lanchas pneumáticas e de uma barcaça foram socorridos pela "Nave Diviotti", da Guarda Costeira, e por uma unidade naval da Marinha e da fundação Migrant Offshore Aid Station (MOAS), sediada em Malta.

De acordo com as mesmas fontes, as autoridades intercetaram a sul da costa de Otranto (Apúlia) um barco à vela em que viajavam 51 migrantes.

Lusa

  • A morte das sondagens foi ligeiramente exagerada

    Um atentado sem efeitos eleitorais, sondagens que acertaram em praticamente tudo, inexistência do chamado eleitorado envergonhado. E um candidato que se situa no centro político com fortíssimas hipóteses de vencer a segunda volta. As presidenciais francesas tiveram uma chuva de acontecimentos anormais, mas acabam por ser um choque de normalidade. Pelo menos até agora...

    Ricardo Costa

  • "O FC Porto não merece ser campeão"
    2:23
    Play-Off

    Play-Off

    DOMINGO 22:00

    O empate do FC Porto com o Feirense foi o principal assunto do Play-Off da SIC Notícias, este domingo. Rodolfo Reis mostrou-se insatisfeito com a atitude dos jogadores do FC Porto.

  • Défice recua em 2016 na zona euro e na UE

    Economia

    O défice e a dívida baixaram na zona euro e na União Europeia (UE) em 2016 face a 2015, tendo Portugal registado a terceira maior dívida (130,4%) entre os Estados-membros e um défice de 2%, segundo o Eurostat.

  • Incêndio na Amadora deixa 12 pessoas desalojadas
    1:59

    País

    Um incêndio destruiu este domingo a cobertura de um prédio de habitação na Buraca, no concelho da Amadora. Doze pessoas ficaram desalojadas, mas ninguém ficou ferido. Os bombeiros dominaram o fogo em cerca de uma hora, os moradores queixam-se da falta de eficácia no combate às chamas.

  • Uma volta a Portugal. De bicicleta mas sem licra

    País

    Um grupo de professores propõe-se a repetir o percurso da 1.ª Volta a Portugal em Bicicleta, 90 anos depois. Não se trata de uma corrida, pelo contrário querem provar que qualquer um o pode fazer e promover o uso da bicicleta como meio de transporte pessoal. “Dar a volta” parte para a estrada esta quarta-feira, de Lisboa a Setúbal, tal como em 26 de abril de 1927.

    Ricardo Rosa