sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Resgatadas 1.288 pessoas no Mediterrâneo, 51 dos quais num barco à vela

Um total de 1.288 migrantes foram hoje resgatados das águas do mar Mediterrâneo, 51 dos quais a bordo de um barco à vela, indicou a Guarda Costeira italiana em comunicado.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Foram resgatados em seis operações distintas, cinco delas no canal da Sicília, que separa as costas dessa ilha italiana do litoral líbio e tunisino.

Os guardas costeiros disseram que foi "particularmente complicado" o resgate de um barco de pesca no qual viajavam 430 migrantes, devido às "condições meteorológicas adversas e ao mar picado".

Para salvar estas pessoas, intervieram desde as primeiras horas de hoje quatro navios da Guarda Costeira e da Guarda Fiscal (polícia fiscal e de controlo fronteiriço italiana), bem como três navios mercantes.

Todos os migrantes assistidos pelos guardas costeiros foram transferidos para o barco "Bourbon Argos", dos Médicos Sem Fronteiras, e para o navio mercante "Jazan".

Outros 807 migrantes que se encontravam a bordo de três lanchas pneumáticas e de uma barcaça foram socorridos pela "Nave Diviotti", da Guarda Costeira, e por uma unidade naval da Marinha e da fundação Migrant Offshore Aid Station (MOAS), sediada em Malta.

De acordo com as mesmas fontes, as autoridades intercetaram a sul da costa de Otranto (Apúlia) um barco à vela em que viajavam 51 migrantes.

Lusa

  • Bruxelas aguarda relatório completo para analisar pesca da sardinha
    1:29
  • Madonna está outra vez em Lisboa 😲
    0:59
  • Novas regras para compra e venda de animais
    2:04

    País

    Foi aprovado o projeto de lei do PAN que regula transações de animais de companhia. O diploma proíbe, ainda, a publicidade e a venda online de animais selvagens. As multas para o incumprimento da legislação poderão ir dos 200 aos 3.740 euros.

  • Assédio proibido por lei
    1:40

    País

    Ser assediado no emprego é agora proibido por lei e passa a dar direito a indemnização. É o que prevê o diploma aprovado ontem no Parlamento, com as abstenções do PSD e do CDS.

  • Portugal com 3.ª maior dívida pública da UE

    Economia

    A dívida pública recuou, em termos homólogos, na zona euro e na União Europeia (UE), no primeiro trimestre, tendo Portugal registado a terceira maior dos 28 (130,5%), depois da Grécia e de Itália, divulga hoje o Eurostat.

  • Montenegro e o futuro do PSD: "Não vou pedir licença para avançar"
    1:41

    País

    Luís Montenegro admite que se achar que é a pessoa ideal para a liderança do PSD, não vai pedir licença a ninguém para avançar. Em entrevista à SIC Notícias, o ex-líder parlamentar do PSD diz que está ao lado de Passos Coelho mas sublinha que é importante que haja uma clarificação na liderança do partido.

    Entrevista SIC Notícias