sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Resgatadas 1.288 pessoas no Mediterrâneo, 51 dos quais num barco à vela

Um total de 1.288 migrantes foram hoje resgatados das águas do mar Mediterrâneo, 51 dos quais a bordo de um barco à vela, indicou a Guarda Costeira italiana em comunicado.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Foram resgatados em seis operações distintas, cinco delas no canal da Sicília, que separa as costas dessa ilha italiana do litoral líbio e tunisino.

Os guardas costeiros disseram que foi "particularmente complicado" o resgate de um barco de pesca no qual viajavam 430 migrantes, devido às "condições meteorológicas adversas e ao mar picado".

Para salvar estas pessoas, intervieram desde as primeiras horas de hoje quatro navios da Guarda Costeira e da Guarda Fiscal (polícia fiscal e de controlo fronteiriço italiana), bem como três navios mercantes.

Todos os migrantes assistidos pelos guardas costeiros foram transferidos para o barco "Bourbon Argos", dos Médicos Sem Fronteiras, e para o navio mercante "Jazan".

Outros 807 migrantes que se encontravam a bordo de três lanchas pneumáticas e de uma barcaça foram socorridos pela "Nave Diviotti", da Guarda Costeira, e por uma unidade naval da Marinha e da fundação Migrant Offshore Aid Station (MOAS), sediada em Malta.

De acordo com as mesmas fontes, as autoridades intercetaram a sul da costa de Otranto (Apúlia) um barco à vela em que viajavam 51 migrantes.

Lusa

  • 950 militares cercam a Rocinha, no Rio de Janeiro
    2:36
  • Terra volta a termer no México

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6,2, na escala de Richter, foi registado às 05h30, hora local, 23h30, em Lisboa. Até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

  • Franceses em protesto contra reformas de Macron
    1:04

    Mundo

    O Presidente francês volta hoje a ser alvo de manifestações contra a reforma laboral. Os protestos foram organizados por Jean Luc Melenchon, o candidato da extrema-esquerda que concorreu contra Macron.

  • Tony Carreira em Paris com sala cheia
    2:36

    Cultura

    O cantor Tony Carreira actuou ontem em Paris e teve sala cheia a aplaudir os temas que o tornaram conhecido há quase 30 anos. As recentes acusações de plágio não parecem afectar a popularidade do artista, que vai continuar em tournée. A Sic acompanhou o artista neste concerto.