sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Vinte e dois corpos foram recuperados e outras 209 pessoas resgatadas com vida no Mediterrâneo

(Arquivo)

© Alkis Konstantinidis / Reuter

Os cadáveres de 22 migrantes foram recuperados e outras 209 pessoas foram também resgatadas com vida quarta-feira em duas embarcações no Mediterrâneo Central, informou num comunicado a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF).

Segundo a nota, o navio de busca e resgate Aquarius resgatou 209 pessoas que estavam em duas embarcações insufláveis em perigo nas águas do Mediterrâneo Central.

As equipas do Aquarius, operado em uma parceria entre Médicos Sem Fronteiras e SOS Mediterranée, também recuperaram os corpos de 21 mulheres e 1 homem que morreram.

"Quando a nossa equipa se aproximou da primeira embarcação, viu corpos no fundo do barco, numa poça de combustível", relatou Jens Pagotto, chefe das operações de busca e resgate de MSF.

"Os sobreviventes estavam no bote com os corpos há horas. Muitos estavam traumatizados demais para contar o que aconteceu. Não está claro como exatamente essas mulheres morreram", acrescentou.

Para Pagotto, está claro que essas mortes são consequência de uma resposta global à chamada crise dos refugiados que é insuficiente e inadequada.

"Políticas que tentam manter as pessoas longe não estão funcionando. Quantas vidas mais se perderão no mar antes que pessoas que precisam de ajuda e proteção tenham uma alternativa segura?", questionou.

Entre as 209 pessoas resgatadas pela equipa do Aquarius, havia 127 homens, 32 mulheres, das quais duas grávidas, e 50 crianças, das quais 45 viajavam desacompanhadas.

As equipas de MSF vão continuar a trabalhar para prestar assistência médica e apoio aos sobreviventes a bordo do navio, segundo a nota.

Lusa

  • 105 detidos pela PSP e GNR nas últimas 24 horas

    País

    Só a GNR deteve 64 pessoas em flagrante delito, entre a noite de sexta-feira e o início da manhã deste sábado, a maioria das quais (47) por condução sob o efeito do álcool. A PSP de Lisboa efetuou 41 detenções em 24 horas, dez por tráfico de droga.

  • Videoamador mostra grupo a atar tocha a um touro
    1:33
  • PJ investiga forma como o FC Porto obteve os e-mails
    1:58

    Desporto

    Enquanto o campeonato português de futebol está de férias do relvado, nos bastidores continua uma guerra aberta por causa dos e-mails. O FC Porto entregou à Polícia Judiciária toda a documentação disponível do chamado caso dos e-mails, que envolve o Benfica num alegado esquema de corrupção. O pedido foi feito pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ. A forma como o FC Porto obteve os e-mails também está a ser investigada pela Polícia Judiciária.

  • Manifestantes bloquearam Caracas

    Mundo

    Milhares de pessoas bloquearam esta sexta-feira as ruas de Caracas e de outras cidades, em protesto contra a repressão e o assassinato de manifestantes pelas forças de segurança.