sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Corpos de 87 imigrantes recuperados numa praia na Líbia

Os corpos de 87 migrantes, que morreram ao tentar entrar na Europa, foram recuperados, nos últimos três dias, numa praia de Sabrata, uma cidade costeira no oeste da Líbia, indicou hoje um porta-voz local.

Desde sexta-feira, uma equipa de voluntários "recuperou os corpos de 87 migrantes", indicou um porta-voz do conselho municipal de Sabrata, a 70 quilómetros oeste de Tripoli.

No domingo, 41 corpos foram recuperados pelos voluntários, que transferiram "os restos mortais para o centro de medicina legal para a recolha" de ADN, antes de se registarem e enterrarem os corpos, segundo a mesma fonte.

Devido às condições marítimas mais favoráveis, milhares de imigrantes têm tentado, desde a primavera, atravessar o Mediterrâneo, arriscando as suas vidas.

O conselho local de Sabrata formou recentemente uma equipa de voluntários para recuperar os cadáveres de imigrantes que dão à costa e pediu aos habitantes que indiquem a presença de eventuais corpos nas praias.

O conselho municipal mostrou-se hoje preocupado com o facto de Sabrata se estar a tornar "um centro para o tráfico humano e a imigração clandestina".

O mesmo órgão pediu que o governo de unidade nacional líbio, apoiado pela comunidade internacional, assuma as suas responsabilidades "para acabar com esta tragédia humana", também insistindo que os países da União Europeia ajudem a Líbia a parar as ondas de imigração ilegal.

Desde 2014, mais de 10.000 imigrantes morreram ou desapareceram ao tentar chegar à Europa por mar, principalmente no Mediterrâneo central, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Lusa

  • Atirador canadiano mata combatente do Daesh a 3,5km de distância

    Mundo

    Um atirador das Forças Especiais do Canadá matou um combatente do Daesh com um tiro disparado a 3,5 quilómetros de distância, no passado mês de maio, no Iraque. O Comando de Operações Especiais canadiano garantiu à BBC que a distância do disparo, realizado com sucesso, é já considerada um recorde na história militar.

  • Revelada a verdadeira identidade de Banksy?

    Cultura

    O músico e produtor Goldie pode ter revelado a identidade do artista mais conhecido por Banksy, durante uma entrevista ao podcast do rapper Scroobius Pip. Goldie referiu Robert Del Naja de forma acidental e os fãs acreditam que a identidade do artista britânico foi finalmente desvendada.

  • "Mãe, por favor, para de dizer asneiras. Não quero que leves um tiro"
    0:51

    Mundo

    O Departamento de Investigação da Polícia do Minnesota divulgou esta sexta-feira um vídeo com imagens de um incidente que levou à morte de um afro-americano pela polícia, nos Estados Unidos da América. Em julho de 2016 um polícia atingiu mortalmente Philando Castile, de 32 anos, durante uma operação de controlo rodoviário. O homem procurava os documentos de identificação quando o polícia disparou quatro tiros. Nas imagens é possível ver o desespero da filha da companheira de Philiando Castile, minutos depois de ter visto o padrasto a morrer. O agente responsável pela morte de Castile foi absolvido pelo Tribunal na semana passada.

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43

    Mundo

    Um vídeo de um acidente numa autoestrada em Santa Clarita, na Califórnia (EUA), está a tornar-se viral nas redes sociais. Nas imagens é possível ver um motociclista a dar um pontapé num carro que seguia à sua frente. Como forma de "retribuição", o carro vira na direção da mota mas bate no separador e depois numa carrinha que acabou por capotar. Segundo a imprensa norte-americana o condutor da carrinha foi levado para o hospital com ferimentos ligeiros. Já a pessoa que conduzia a mota seguiu o seu caminho.