sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Corpos de 87 imigrantes recuperados numa praia na Líbia

Os corpos de 87 migrantes, que morreram ao tentar entrar na Europa, foram recuperados, nos últimos três dias, numa praia de Sabrata, uma cidade costeira no oeste da Líbia, indicou hoje um porta-voz local.

Desde sexta-feira, uma equipa de voluntários "recuperou os corpos de 87 migrantes", indicou um porta-voz do conselho municipal de Sabrata, a 70 quilómetros oeste de Tripoli.

No domingo, 41 corpos foram recuperados pelos voluntários, que transferiram "os restos mortais para o centro de medicina legal para a recolha" de ADN, antes de se registarem e enterrarem os corpos, segundo a mesma fonte.

Devido às condições marítimas mais favoráveis, milhares de imigrantes têm tentado, desde a primavera, atravessar o Mediterrâneo, arriscando as suas vidas.

O conselho local de Sabrata formou recentemente uma equipa de voluntários para recuperar os cadáveres de imigrantes que dão à costa e pediu aos habitantes que indiquem a presença de eventuais corpos nas praias.

O conselho municipal mostrou-se hoje preocupado com o facto de Sabrata se estar a tornar "um centro para o tráfico humano e a imigração clandestina".

O mesmo órgão pediu que o governo de unidade nacional líbio, apoiado pela comunidade internacional, assuma as suas responsabilidades "para acabar com esta tragédia humana", também insistindo que os países da União Europeia ajudem a Líbia a parar as ondas de imigração ilegal.

Desde 2014, mais de 10.000 imigrantes morreram ou desapareceram ao tentar chegar à Europa por mar, principalmente no Mediterrâneo central, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Lusa

  • Tudo o que precisa saber sobre a moção de censura ao Governo

    País

    O Governo minoritário do PS enfrenta na terça-feira a sua primeira moção de censura, a 29.ª em 43 anos de democracia, mas PCP, BE e PEV já anunciaram que vai "chumbar" a iniciativa do CDS-PP. Esta é a sétima moção de censura apresentada pelo CDS-PP e a 29.ª a ser discutida na Assembleia da República. Os três partidos de esquerda que têm apoiado o executivo, PCP, BE e PEV, já anunciaram que votam contra. Com os votos do PS, a moção é chumbada.

  • Encontrado corpo de menina posta de castigo na rua pelo pai

    Mundo

    Sherin Mathews estava desaparecida desde o dia 7 de outubro. Este domingo a polícia do estado norte-americano do Texas encontrou o corpo de uma criança que acreditam ser a menina de três anos, desaparecida depois de o pai a colocar de castigo na rua, durante a madrugada.

    SIC

  • A cadela que desistiu da CIA para ir "perseguir esquilos e coelhos"

    Mundo

    Nem todos os cães têm aptidão para combater o crime. Este é o caso de Lulu, uma cadela que estava a treinar para ser agente da CIA, mas que acabou por entrar na reforma ainda durante os treinos. Através do Twitter, a agência norte-americana anunciou na semana passada que Lulu já não iria treinar mais e que tinha sido adotada pelo agente que a treinava.

    SIC

  • A história por detrás da fotografia que correu (e impressionou) o Mundo

    Mundo

    Depois dos incêndios da semana passada na Galiza, começou a circular na internet e nas redes sociais a imagem de uma cadela que alegadamente levava a sua cria carbonizada na boca. Contudo, a cadela é na verdade macho e chama-se Jacki. Esta é a história do cão que passou os dias após os fogos a recolher animais mortos para os enterrar num campo perto de uma igreja, em Coruxo, Vigo.

    SIC