sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Polícia Marítima resgata 35 migrantes no Mar Egeu

A Polícia Marítima (PM) resgatou no domingo 35 migrantes que atravessavam o Mar Egeu em direção à Grécia, informou esta autoridade hoje em comunicado.

"No total foram resgatados 35 emigrantes e refugiados, dos quais 1 criança, 12 mulheres e 22 homens. Estes eram oriundos do Afeganistão, Camarões, Eritreia, Haiti, Mali e Síria", esclarece a PM, no comunicado.

A PM acrescentou que no decorrer da operação de resgate foi distribuída água aos migrantes, e que o bote onde seguiam em direção à Grécia foi rebocado. Todas as pessoas resgatadas foram depois transferidas para um navio inglês, também integrado na missão no Mar Egeu, e encaminhadas para o porto de Mitilene, onde foram registadas.

"A PM já resgatou, em segurança e transportou para terra, 3238 refugiados e emigrantes que corriam risco de vida, dos quais 835 bebés e crianças e 704 mulheres, e deteve 5 facilitadores", lê-se no comunicado.

A PM está a patrulhar as águas do Mar Egeu desde outubro de 2015, integrada na missão da agência europeia para vigilância e controlo de fronteiras -- FRONTEX -- e vai "manter o seu apoio à Guarda-costeira grega, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço" até setembro deste ano.

Compõem a equipa da PM 11 agentes e dois técnicos.

Lusa

  • Suécia conquista primeira vitória no Mundial frente à República da Coreia (1-0)

    Mundial 2018 / Suécia

    Depois de uma ausência de 12 anos nos campeonatos do mundo, a Suécia volta e começa a ganhar. Um penálti de Andreas Granqvist aos 65 minutos garantiu a vitória frente à República da Coreia na fase de grupos do Mundial. As equipas jogam pelo grupo F, onde também estão a Alemanha e o México. Veja aqui o golo e os lances da partida.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.