sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Mais de 3.400 migrantes resgatados ao largo da Líbia

Mais de 3.400 migrantes foram resgatados esta sexta-feira ao largo da costa da Líbia em 34 manobras de salvamento, divulgou a guarda costeira italiana, que coordena as operações de resgate naquela zona.

"Coordenação de 34 operações de salvamento, mais de 3.400 vidas salvas", informou a guarda costeira italiana na sua conta na rede social Twitter.

Cerca de 1.400 migrantes foram socorridos por navios da Marinha italiana que patrulham as águas ao largo das costas líbias, outros foram resgatados por embarcações envolvidas na operação naval europeia contra as redes de traficantes no Mediterrâneo, designada "Sophia", ou por navios humanitários.

A associação SOS Mediterrâneo, cujo navio "Aquarius" socorreu um total de 236 pessoas, publicou na rede social Twitter imagens de mulheres a chorarem e a cantarem de alegria após o seu resgate e que testemunham o elevado grau de desidratação dos migrantes depois de passarem menos de um dia no mar.

Na quinta-feira, a guarda costeira italiana tinha anunciado ter coordenado o resgate de 1.095 migrantes ao largo da costa da Líbia.

Se o acordo controverso firmado entre a União Europeia (UE) e a Turquia e o encerramento da rota migratória dos Balcãs reduziram significativamente o número de chegadas na Grécia, o fluxo migratório proveniente da África Ocidental e da região do Corno de África em direção a Itália, via Líbia, mantém-se regular.

Segundo o último balanço do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) divulgado antes destas últimas operações de salvamento, mais de 89.000 migrantes chegaram às costas italianas desde o início do ano, um número comparável com os dados registados entre janeiro e julho do ano passado, altura em que foram contabilizadas 93.000 entradas.

Mais de 3.000 migrantes já perderam a vida este ano ao tentar realizar a travessia do Mediterrâneo, sobretudo na rota do Mediterrâneo central (rota utilizada pelos fluxos migratórios provenientes do norte de África com destino a Itália e Malta), de acordo com as últimas estimativas da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.