sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

EUA já acolheram 8.000 sírios e devem chegar aos 10.000 até outubro

© Marko Djurica / Reuters

Os Estados Unidos acolheram este ano 8.000 refugiados sírios, na sua maioria mulheres e crianças, e poderá chegar até 10.000 em outubro, mas também recusou a entrada a centenas, informaram fontes oficiais.

"Recebemos 8.000 refugiados sírios durante este ano e estamos convencidos que vamos chegar aos 10.000" nos próximos meses, disse a secretária adjunta de Estado para a População, Refugiados e Migração, Anne C. Richard, em conferência de imprensa.

Em setembro passado, Barack Obama prometeu acolher 10.000 refugiados sírios nos Estados Unidos durante o ano fiscal, que começou em outubro e termina em setembro.

O Governo norte-americano faz passar os pedidos de asilo por um longo e complicado processo, que resultou também na recusa de entrada para centenas de sírios, segundo o diretor dos Serviços de Imigração e Cidadania dos Estados Unidos, León Rodríguez.

Até agora, cerca de 80% dos sírios que pediram asilo nos Estados Unidos conseguiram, mas 7% viram o seu pedido recusado e outros 13% têm o processo a ser analisado.

Cerca de 78% dos 8.000 admitidos até ao momento são mulheres e crianças e os menores de 18 anos de idade representam 4.500 dos asilos concedidos.

A promessa de Barack Obama de acolher refugiados sírios gerou polémica nos Estados Unidos, onde muitos políticos republicanos manifestaram preocupação com a possibilidade daquelas pessoas planearem ataques terroristas, uma ideia levada ao extremo pelo candidato republicano às presidenciais, Donald Trump.

Lusa

  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • Porque é que Melania e Ivanka vestiram preto para conhecer o Papa

    Mundo

    Melania e Ivanka chegaram ao Vaticano de preto, uma escolha muito questionada. De vestidos longos e véus, as mulheres Trump seguiram assim o dress code aconselhado nas audiências com o Papa. Também Michelle Obama usou uma vestimenta do género, em 2009, quando visitou Bento XVI.