sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Guarda costeira italiana resgata 6.500 migrantes ao largo da Líbia

Emilio Morenatti

​A guarda costeira italiana anunciou esta segunda-feira ter coordenado o socorro a cerca de 6.500 migrantes ao largo da Líbia, num dos dias mais movimentados dos últimos anos no Mediterrâneo.

No domingo, mais de 1.100 migrantes foram resgatados na mesma zona, segundo a guarda costeira italiana, que coordena todas as operações de resgate no norte das águas territoriais da Líbia.

O mês de agosto foi, no entanto, mais calmo que em outros anos, com a chegada de 105 mil migrantes, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

Os migrantes eram quase todos provenientes da África subsaariana.

"O centro operacional coordenou 40 operações de socorro" ao largo da Líbia, tendo sido salvos "6.500 migrantes", anunciou a guarda costeira italiana na sua conta no Twitter.

Segundo a ONU, pelo menos 3.100 migrantes morreram ou desapareceram no Mediterrâneo durante este ano ao tentar chegar à Europa.

Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.