sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Guarda costeira italiana resgata 6.500 migrantes ao largo da Líbia

Emilio Morenatti

​A guarda costeira italiana anunciou esta segunda-feira ter coordenado o socorro a cerca de 6.500 migrantes ao largo da Líbia, num dos dias mais movimentados dos últimos anos no Mediterrâneo.

No domingo, mais de 1.100 migrantes foram resgatados na mesma zona, segundo a guarda costeira italiana, que coordena todas as operações de resgate no norte das águas territoriais da Líbia.

O mês de agosto foi, no entanto, mais calmo que em outros anos, com a chegada de 105 mil migrantes, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados.

Os migrantes eram quase todos provenientes da África subsaariana.

"O centro operacional coordenou 40 operações de socorro" ao largo da Líbia, tendo sido salvos "6.500 migrantes", anunciou a guarda costeira italiana na sua conta no Twitter.

Segundo a ONU, pelo menos 3.100 migrantes morreram ou desapareceram no Mediterrâneo durante este ano ao tentar chegar à Europa.

Lusa

  • "Nós precisamos que os governantes estejam ao lado dos agricultores"
    11:54

    Economia

    Devido à seca, este ano Portugal vai ter a pior campanha de cereais do último século. A falta de chuva também está a afetar as pastagens e a produção de fruta. Eduardo de Oliveira e Sousa, presidente da CAP, a confederação que representa as associações de agricultores, esteve na Edição da Noite para falar sobre o tema.

  • "Há uma grande diferença em relação à anterior liderança do PSD"
    14:29

    País

    O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, esteve esta quarta-feira na Edição da Noite da SIC Notícias. As novas relações com o PSD e a reprogramação do Portugal 2020 foram alguns dos temas de conversa. Pedro Marques defende que existe "uma grande diferença" entre as lideranças de Passos Coelho e Rui Rio no PSD.

    Entrevista SIC Notícias