sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Pelo menos 500 mil crianças recorreram a traficantes para chegar à Europa

© Murad Sezer / Reuters

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disse esta sexta-feira que pelo menos 500.000 crianças utilizaram os serviços de traficantes para entrarem de forma ilegal na Europa desde janeiro de 2015 até à data.

A estimativa baseia-se em dados da Europol-Interpol e em informações de outras agências das Nações Unidas e de organizações não-governamentais.

Sarah Crowe, porta-voz da UNICEF, explicou que o cálculo tem por base o facto de quase 590.000 menores terem apresentado um pedido de asilo na União Europeia nos últimos 18 meses, bem como considerar a Europol-Interpol que 90% dos trajetos feitos pelos migrantes em direção à Europa contam com a ajuda de traficantes.

Dos quase 600.000 pedidos de asilo de menores, 100.000 foram apresentados por crianças não acompanhadas, disse Crowe.

A porta-voz da UNICEF lembrou ainda que os menores não só pagam uma soma elevada aos traficantes como ficam em dívida para com eles, o que os torna mais vulneráveis à exploração: abuso sexual, trabalho forçado, coerção para cometer crimes.

A Interpol calcula que o tráfico de seres humanos move por ano entre 5.000 e 6.000 milhões de dólares (4,4 e 5,3 mil milhões de euros).

Dados da Europol indicam que os migrantes pagam à volta de 3.000 dólares (2.680 euros) por viagem.

Lusa

  • Desde 2005 morreram 72 bombeiros mas ninguém sabe quantos ficaram feridos
    2:02

    Reportagem Especial

    "Vidas de Fogo" é a Reportagem Especial desta noite, sobre os bombeiros feridos em combate a incêndios florestais. Este ano, durante o período mais crítico dos fogos, vão estar no terreno quase 10.000 operacionais. Grande parte são bombeiros voluntários. Vamos contar cinco casos de bombeiros feridos em combate e tentar saber como se recupera de um acidente, como se vive depois de queimado e como se lida com a morte de colegas durante um fogo.

    Hoje no Jornal da Noite

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.