sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrantes resgatados no Mediterrâneo chegam à Sicília

Cerca de 500 migrantes resgatados durante o fim de semana pela guarda costeira italiana no Mediterrâneo chegaram hoje a um porto da Sicília. No grupo encontram-se várias mulheres, crianças e bebés provenientes da Líbia.

Durante o fim de semana foram regatadas 3.400 pessoas, anunciou a Guarda Costeira italiana, que coordena as operações.

Os migrantes tinham partido da Líbia em oito barcos pneumáticos sobrelotados e dois barcos de pesca.

A ajuda foi dada por navios da Guarda Costeira e da Marinha italiana, um navio britânico, um navio militar irlandês e várias embarcações humanitárias.

As mais de 2.300 pessoas resgatadas no sábado estavam a caminho de Itália e são esperadas hoje em diversos portos da Sicília.

As estatísticas do Ministério do Interior italiano indicavam na sexta-feira de manhã que 124.500 pessoas chegaram desde o início do ano à costa italiana, quase todas provenientes da África subsaariana. No mesmo período de 2015 tinham sido registadas 122.000 pessoas.

  • Roger Moore, o ator que foi 007 e um Santo
    1:26

    Cultura

    Morreu Roger Moore. O ator britânico tinha 89 anos e morreu na Suíça, vítima de cancro. Ficou conhecido pelo mítico papel de James Bond entre os anos 70 e 80, tendo sido o ator que mais tempo se manteve no papel. Em 2003, foi condecorado pela rainha Isabel II e tornou-se Sir Roger Moore.

  • Ucrânia limita utilização do russo na televisão

    Mundo

    O Parlamento da Ucrânia aprovou esta terça-feira uma lei que determina que três quartos dos programas televisivos dos canais nacionais devem ser transmitidos em ucraniano, medida que visa limitar o uso da língua russa naquele país.