sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrantes resgatados no Mediterrâneo chegam à Sicília

Cerca de 500 migrantes resgatados durante o fim de semana pela guarda costeira italiana no Mediterrâneo chegaram hoje a um porto da Sicília. No grupo encontram-se várias mulheres, crianças e bebés provenientes da Líbia.

Durante o fim de semana foram regatadas 3.400 pessoas, anunciou a Guarda Costeira italiana, que coordena as operações.

Os migrantes tinham partido da Líbia em oito barcos pneumáticos sobrelotados e dois barcos de pesca.

A ajuda foi dada por navios da Guarda Costeira e da Marinha italiana, um navio britânico, um navio militar irlandês e várias embarcações humanitárias.

As mais de 2.300 pessoas resgatadas no sábado estavam a caminho de Itália e são esperadas hoje em diversos portos da Sicília.

As estatísticas do Ministério do Interior italiano indicavam na sexta-feira de manhã que 124.500 pessoas chegaram desde o início do ano à costa italiana, quase todas provenientes da África subsaariana. No mesmo período de 2015 tinham sido registadas 122.000 pessoas.

  • Resgate de mais de 300 migrantes no Mediterrâneo
    2:08
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01