sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrantes resgatados no Mediterrâneo chegam à Sicília

Cerca de 500 migrantes resgatados durante o fim de semana pela guarda costeira italiana no Mediterrâneo chegaram hoje a um porto da Sicília. No grupo encontram-se várias mulheres, crianças e bebés provenientes da Líbia.

Durante o fim de semana foram regatadas 3.400 pessoas, anunciou a Guarda Costeira italiana, que coordena as operações.

Os migrantes tinham partido da Líbia em oito barcos pneumáticos sobrelotados e dois barcos de pesca.

A ajuda foi dada por navios da Guarda Costeira e da Marinha italiana, um navio britânico, um navio militar irlandês e várias embarcações humanitárias.

As mais de 2.300 pessoas resgatadas no sábado estavam a caminho de Itália e são esperadas hoje em diversos portos da Sicília.

As estatísticas do Ministério do Interior italiano indicavam na sexta-feira de manhã que 124.500 pessoas chegaram desde o início do ano à costa italiana, quase todas provenientes da África subsaariana. No mesmo período de 2015 tinham sido registadas 122.000 pessoas.

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.