sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Migrantes resgatados no Mediterrâneo chegam à Sicília

Cerca de 500 migrantes resgatados durante o fim de semana pela guarda costeira italiana no Mediterrâneo chegaram hoje a um porto da Sicília. No grupo encontram-se várias mulheres, crianças e bebés provenientes da Líbia.

Durante o fim de semana foram regatadas 3.400 pessoas, anunciou a Guarda Costeira italiana, que coordena as operações.

Os migrantes tinham partido da Líbia em oito barcos pneumáticos sobrelotados e dois barcos de pesca.

A ajuda foi dada por navios da Guarda Costeira e da Marinha italiana, um navio britânico, um navio militar irlandês e várias embarcações humanitárias.

As mais de 2.300 pessoas resgatadas no sábado estavam a caminho de Itália e são esperadas hoje em diversos portos da Sicília.

As estatísticas do Ministério do Interior italiano indicavam na sexta-feira de manhã que 124.500 pessoas chegaram desde o início do ano à costa italiana, quase todas provenientes da África subsaariana. No mesmo período de 2015 tinham sido registadas 122.000 pessoas.

  • Milhares protestam contra Donald Trump no Dia do Presidente
    1:55

    Mundo

    Milhares de pessoas voltaram a protestar contra Donald Trump, nos Estados Unidos da América. As marchas em várias cidades aconteceram no feriado que assinala o Dia do Presidente. Os manifestantes exigiram a destituição do chefe de Estado.

  • O mistério da morte do meio irmão de Kim Jong-un
    2:32
  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Homens e mulheres nas tarefas domésticas
    2:09

    País

    Nas gerações mais novas, já há sinais de mudança na divisão e partilha de tarefas em casa. No entanto, entre os mais velhos, as tarefas de casa são quase sempre obrigação da mulher. A igualdade entre homens e mulheres é ainda miragem dentro de casa e em termos de salários.