sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

União Europeia quer recolocar 30 mil refugiados atualmente na Grécia até 2018

A União Europeia planeia recolocar 30 mil refugiados atualmente na Grécia até ao final do próximo ano, anunciou esta quarta-feira o executivo comunitário, acrescentando que está a fazer "progressos significativos" na forma de lidar com a crise migratória.

Um relatório da Comissão Europeia indica que o acordo com a Turquia para reduzir o fluxo de migrantes para as ilhas gregas está a revelar-se um êxito. No entanto, apesar das boas perspetivas para a questão dos refugiados na Grécia, as nações da União Europeia deverão ficar aquém do objetivo global - acordado há um ano - de distribuir entre todos cerca de 160 mil migrantes.

"Temos feito grandes progressos como União (Europeia), mas ainda temos mais trabalho pela nossa frente", disse o comissário europeu para as Migrações, Dimitris Avramopoulos, ao revelar vários relatórios em diversas áreas relacionadas com a crise.

"Com o aumento da capacidade do Serviço de Asilo da Grécia, e se os Estados-membros aumentarem os seus esforços, será possível recolocar os candidatos (a asilo) ainda na Grécia (cerca de 30 mil) até ao final do próximo ano", indicou a Comissão Europeia num dos relatórios.

A Grécia acolhe atualmente mais de 60 mil refugiados e migrantes, presos no país quando vários estados dos Balcãs e outros Estados-membros da UE fecharam as suas fronteiras no início do ano.

Apenas cerca de metade deles é elegível para recolocação na UE ao abrigo do plano dedicado a sírios, iraquianos e eritreus.

A média de migrantes que chega diariamente às ilhas gregas é de 85 pessoas desde junho, muito abaixo das 1.700 pessoas por dia que chegavam em março e das 7.000 por dia em outubro de 2015, salientou o executivo comunitário.

Segundo a Comissão, tal deve-se ao bom funcionamento do acordo com a Turquia.

Portugal recebeu até agora 555 refugiados no âmbito do programa de recolocação de pessoas que estão em campos na Grécia (372) e Itália (183), segundo os dados hoje divulgados pela Comissão Europeia.

A UE vai manter o regime de exceção à livre circulação do Espaço Shengen aplicado a cinco países por causa da crise migratória. No entanto, vai manter o plano de restaurar as regras Shengen na sua totalidade até ao final do ano.

"O nosso objetivo continua a ser de levantar todos os controlos fronteiriços", disse Avramopoulos.

A Europa tem vindo a enfrentar a maior crise migratória desde o final da II Guerra Mundial, com mais de um milhão de refugiados e migrantes a chegar às suas fronteiras no ano passado. Estes migrantes fugiam dos conflitos da Síria e do Médio Oriente, bem como da pobreza em África.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.