sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

GNR resgata 53 migrantes no mar Egeu

Militares da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, em missão no mar Egeu, Grécia, resgataram no sábado 53 migrantes, incluindo 20 crianças e nove mulheres que atravessaram a fronteira greco-turca em barcos de borracha, informou esta terça-feira aquela força.

Segundo a GNR, os 53 migrantes, provenientes do Iraque, Síria, Paquistão, Etiópia, Republica Dominicana e Jordânia, foram entregues em segurança às autoridades gregas, sendo que dois deles foram identificados por serem os responsáveis pela travessia.

O resgate ocorreu durante uma ação de patrulhamento marítimo no mar Egeu, na qual a unidade de controlo costeiro da GNR detetou "uma embarcação frágil", com migrantes a bordo, a efetuar a travessia para alcançar território europeu.

Os militares da GNR estão em missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (FRONTEX) na ilha de Samos, Grécia, com o objetivo de prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e tráfico de droga, contribuindo ainda para a salvaguarda de vidas humanas no mar.

Lusa

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mais do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • G7 reforça compromisso na luta contra o terrorismo
    2:11