sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Cerca de 2800 migrantes retirados de acampamentos ilegais em Paris

Benoit Tessier

As autoridades francesas retiraram hoje quase 2800 migrantes instalados em acampamentos não autorizados em Paris, dias antes da apresentação de um plano sobre a imigração, pelo Governo.

A retirada dos acampamentos com condições de vida deploráveis, os quais se estima terem sido criados perto de um centro humanitário por migrantes, começou por volta das 05:00 (hora em Lisboa) no norte da capital francesa, constatou uma jornalista da AFP.

A operação é levada a cabo pelas autoridades locais, polícia, departamento governamental dedicado à imigração e integração e associações não governamentais.

Num comunicado conjunto, o departamento de polícia e as autoridades da ilha de França (região de Paris) informaram que vai ser proposto aos migrantes "uma solução de alojamento temporário", sublinhando que os acampamentos ilegais apresentavam "riscos importantes para a segurança e saúde dos seus ocupantes e vizinhos".

Segundo François Ravier, o secretário-geral da ilha de França, a retirada envolve "pelo menos 2.500 pessoas", que vão ser alojadas em ginásios, "onde uma centena são voluntários no local".

Dentro de alguns dias, o Ministério do Interior deve apresentar medidas sobre asilo e combate à imigração ilegal.

Lusa

  • Sporting quase nos oitavos da Liga Europa

    Desporto

    O Sporting procura hoje alcançar o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, na receção aos cazaques do Astana, em contraponto com o Sporting de Braga, que enfrenta uma árdua tarefa frente ao Marselha. O jogo Sporting-Astana tem transmissão em direto na SIC, online e mobile às 18:00.

    Aqui às 18:00

  • Dia de homenagens e muito futebol para Marcelo em São Tomé
    3:01

    País

    No segundo dia da visita de Estado a São Tomé e Príncipe, o Presidente da República prestou homenagem às vítimas do massacre de Batepá, em 1953. Marcelo Rebelo de Sousa não pediu desculpa pela história, mas lembrou que é preciso assumir as coisas menos boas do passado. O dia terminou com o Presidente a mostrar que ainda está em forma.

    Enviados SIC

  • Hospital abandonado com equipamentos dentro em Vila Franca de Xira 
    4:41

    País

    O antigo Hospital de Vila Franca de Xira, encerrado há quase cinco anos, está ao abandono ainda com parte do material de saúde, como máquinas, camas, cadeiras ou macas. A SIC teve acesso a várias imagens que mostram o estado em que os equipamentos se encontram, bem como sinais de vandalismo e de assaltos.

  • Patinadora enfrenta "pesadelo" nos Olímpicos

    Desporto

    A patinadora Gabriella Papadakis enfrentou na segunda-feira um dos "piores pesadelos" da sua vida, durante a estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, a parte de cima do vestido da francesa saiu do lugar e revelou parte do seu seio. Mas este não foi o único caso de incidentes com figurinos. Também a sul-coreana Yura Min quase ficou despida durante a sua apresentação.

    SIC

  • Casal mantinha filhos trancados sem comida

    Mundo

    Se pensava que só existia uma casa dos horrores, a da família Turpin, desengane-se. A polícia de Tucson, no estado norte-americano do Arizona, deteve na terça-feira um casal que mantinha os quatro filhos adotivos trancados em quartos separados.

    SIC