sicnot

Perfil

Refugiados na Europa

Refugiados na Europa

Crise Migratória na Europa

Bebé morre durante o caos de um resgate no Mediterrâneo

(Arquivo)

Hani Amara / Reuters

Um bebé eritreu de três meses morreu a bordo de um barco de apoio humanitário ao largo da Líbia. O mau tempo dificultou as operações de resgate e impediu a chegada de barcos com apoio médico.

Mais de 1.600 imigrantes foram resgatados desde terça-feira ao largo da Líbia, entre eles muitas mulheres e crianças. Algumas começaram a desembarcar na Sicília mas centenas de outras permanecem no mar.

Os barcos das ONG Proactiva Open Arms e Sea-Watch 3 não têm dado conta do trabalho perante o elevado número de pessoas. Os migrantes aguardam pela melhoria do tempo ao largo da costa da Tunísia.

Na terça-feira, uma mulher de 18 anos com a vida em perigo e o seu bebé de quatro dias foram resgatados de helicóptero. Mas na confusão desta difícil operação de salvamento, o médico responsável não detetou que entre os 28 bebés a bordo estava um eritreu de três meses, desnutrido e com febre alta. Morreu algumas horas depois.

A guarda-costeira italiana explicou à agência France Press que recebeu o pedido de socorro na quarta-feira e que foi enviado um barco nesse mesmo dia. No entanto, devido ao mau tempo, só chegou durante a madrugada.

"Haïd Aman tinha três meses. Morreu esta noite. Desolação, raiva, impotência... As palavras faltam para exprimir a dor devastadora de uma mãe e daqueles que nada podem fazer para impedir este enorme crime", escreveu a Proactiva Open Arms no Twitter.

  • Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já têm cadastro
    1:59

    Crise no Sporting

    Sete dos 23 arguidos do caso da Academia de Alcochete já foram condenados por 22 crimes que cometeram no passado, mas nunca nenhum deles cumpriu pena de prisão ou prisão domiciliária. O juiz decretou a prisão preventiva na sequência das agressões à equipa do Sporting por entender que se tratou de um comportamento chocante, terrorista e a perversão do espírito desportivo.

  • Está a pensar ir à praia? Não se esqueça do guarda-chuva
    0:43
  • Abate de animais nos canis proibido a partir de setembro
    1:35

    País

    O abate de animais nos canis passa a ser proibido a partir de setembro. Só em 2017, foram mortos cerca de 12 mil cães e gatos, uma média de um abate por hora. O Governo lançou um programa de incentivos financeiros de um milhão de euros, que ainda está a decorrer.

  • Cabazes solidários oferecidos pelo Governo encontrados no lixo
    0:57
  • Colheita da cereja já arrancou no Fundão
    1:54

    País

    A colheita das primeiras cerejas da época já começou no Fundão. A campanha atrasou um mês em relação a anos anteriores, por causa do inverno que se prolongou, mas os produtores garantem que o fruto é de qualidade.