sicnot

Perfil

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Dérbi com todos

Ederson regressa ao palco de estreia

5 de março de 2016

Miguel Angelo Pereira

O dérbi entre Sporting e Benfica proporcionou há pouco mais de um ano a estreia quase a frio de Ederson e desde então o guarda-redes brasileiro tornou-se uma referência incontestável na baliza do líder da I Liga de futebol.

Uma lesão do consagrado compatriota Júlio César obrigou a que o guarda-redes fosse o titular a 5 de março de 2016 na baliza em Alvalade, num jogo crucial, que o Benfica venceu (1-0) e passou para a liderança que lhe daria mais tarde o tricampeonato.

Então com 22 anos, o brasileiro não acusou a pressão e mostrou desde logo qualidades invulgares num guardião tão jovem: frieza, bom nos cruzamentos, destemido nas saídas aos pés dos adversários ou na colocação da bola em jogo.

Além dos predicados defensivos, Ederson tem mostrado apetência para as reposições de bola, graças a uma boa leitura de jogo, servindo os companheiros da frente e promovendo transições rápidas para o ataque.

O dérbi de 2015/16 em Alvalade acabou por ser a rampa de lançamento do guarda-redes no Benfica, numa posição em que a história deu jogadores importantes ao clube como Manuel Bento, Michel Preud'homme, Robert Enke ou Jan Oblak.

A recente saída de Oblak para o Atlético de Madrid, levou à chegada, em 2014/15, do consagrado Júlio César, que alternou com Artur Moraes nas opções, mas foi a titularidade de Ederson que deu nova projeção à baliza dos encarnados.

5 de março de 2016

5 de março de 2016

Miguel Angelo Pereira

Em 2015/16, o jovem, que tinha quatro jogos na equipa B, acabou por fazer todo o final de temporada na I Liga na equipa principal, três jogos ainda na Liga dos Campeões e cinco na Taça da Liga, até chegar à final e vencer.

Terá sido uma das boas exibições na Champions que despertou o alegado interesse de grandes do futebol europeu, em especial do Manchester City de Pep Guardiola, de quem se diz ter referenciado ainda no Bayern Munique - quando defrontou o Benfica - o guardião como futuro reforço.

As boas exibições no Benfica também não passaram despercebidas à seleção brasileira, comandada por Tite, à qual chegou, depois de ter sido observado pelo treinador dos guarda-redes dos canarinhos, Taffarel, campeão mundial de 1994.

Com 53 jogos pelo Benfica, a dúvida persiste em saber se o guarda-redes vai continuar por muito tempo de águia ao peito, apesar de ter renovado em janeiro, até 2023.

Este sábado, o jovem guarda-redes volta ao lugar da partida - na estreia há pouco mais de um ano -, o Estádio José Alvalade, onde deverá ser o titular no eterno dérbi, desta vez da 30.ª jornada da I Liga.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.

  • Quem está ao lado de Trump? Melania ou uma sósia?

    Mundo

    A especulação surgiu no Twitter: estaria Trump acompanhado de uma sósia de Melania para ocultar a ausência da mulher num evento oficial? A teoria da conspiração ganhou depois força nas redes sociais. Julgue por si mesmo.

    SIC

  • Norte-americano entrega-se após perder aposta com a polícia no Facebook

    Mundo

    Um jovem de 21 anos procurado pela polícia norte-americana entregou-se, esta segunda-feira, depois de perder uma aposta com a polícia, no Facebook. Michael Zaydel prometeu entregar-se se uma publicação sobre o seu desaparecimento chegasse às mil partilhas, na rede social. O jovem norte-americano prometeu ainda levar uma dúzia de donuts, caso os agentes da cidade de Redford conseguissem ganhar a aposta.

    SIC