sicnot

Perfil

Ébola

Ébola

Ébola

Guiné-Conacri e Serra Leoa reforçam e estendem emergência sanitária

A Guiné-Conacri e a Serra Leoa reforçaram e estenderam a emergência sanitária nos dois países até ao final de junho com o objetivo de erradicar a epidemia do Ébola, informaram hoje os media locais.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Baz Ratner / Reuters

O Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, informou sobre estas medidas na noite de sábado, através de um comunicado, depois de se ter reunido com o Presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, para abordar a luta conjunta contra a doença.

A Libéria, um dos países mais afetados pela epidemia, foi declarada a 09 de maio livre do Ébola, mas a Guiné-Conacri e a Serra Leoa continuam a registar mortes devido ao vírus.

Por isso, informou o portal Guinéematin, os dois líderes acordaram reforçar as medidas de emergência e estendê-las até 30 de junho, numa estratégia conjunta para pôr fim ao surto de Ébola.

Entre as medidas, estão a restrição de movimentação em algumas áreas onde a epidemia persiste, reduzir ao máximo o número de pessoas em cerimónias e rituais de luto, assim como a supervisão de todos os enterros por parte da Cruz Vermelha.

"Qualquer pessoa que esconda doentes ou cadáveres será considerada criminosa", advertiu o comunicado governamental.

No final de março, o Presidente da Guiné-Conacri, país que foi o epicentro do surto de Ébola, já havia reforçado as medidas de emergência sanitária durante 45 dias em cinco departamentos e na capital.

Desde o início do surto de Ébola, há mais de um ano, confirmaram-se mais de 27 mil casos e mais de 11 mil mortes pela doença, sendo quase a totalidade nestes três países africanos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.


Lusa


  • William e Kate apresentam o filho ao mundo
    1:42
  • Marcelo defende debate alargado sobre saúde
    0:57

    País

    O Presidente da República defende que um debate profundo sobre o futuro da saúde deve envolver todos os intervenientes políticos. Para Marcelo Rebelo de Sousa quanto mais partidos estiverem envolvidos na discussão, melhor.

  • Governo apresenta medidas que privilegiam arrendamento e reabilitação
    1:16

    País

    O Governo apresentou esta tarde um novo pacote de medidas para a habitação. Trata-se de uma visão que privilegia o arrendamento e a reabilitação como formas de garantir o acesso a todas as famílias a uma habitação adequada. O primeiro-ministro diz que é preciso segurança nos contratos de arrendamento e avança por isso como uma proposta de benefícios.

  • Salah Abdeslam e cúmplice condenados a 20 anos por tentativa de assassínio de cariz terrorista
    1:11

    Mundo

    O único suspeito vivo dos ataques de Paris em 2015 foi esta segunda-feira condenado a 20 anos de prisão por um tribunal belga, num processo paralelo, que remete para o momento em que foi detido em Bruxelas, em março de 2016. Salah Abdeslam e um cúmplice foram considerados culpados de tentativa de assassínio de cariz terrorista pela participação numa troca de tiros com a polícia belga da qual resultaram três agentes feridos. 

  • Beyoncé e a irmã caem no Coachella e o vídeo torna-se viral

    Cultura

    Beyoncé voltou este fim de semana a subir ao palco do Coachella, depois de ter atuado na primeira semana do festival que decorreu no deserto da Califórnia, nos EUA. A cantora norte-americana voltou a brilhar, mas foi o momento em que caiu no palco com a irmã, Solange, que acabou por se tornar viral.

    SIC