sicnot

Perfil

Ébola

Ébola

Ébola

Mais dois casos de ébola confirmados na Libéria

Dois novos doentes com o vírus Ébola foram identificados na Libéria, ligados ao primeiro caso assinalado no país depois de três meses sem registos, disseram hoje as autoridades de saúde à agência France Presse.

© Stringer . / Reuters

"Duas pessoas testaram positivo entre os que tiveram contacto com o adolescente" de 17 anos, cuja morte foi anunciada na terça-feira, declarou à AFP Cestus Tarpeh, porta-voz das autoridades de saúde da província de Margibi, a leste da capital Monrovia, adiantando que se esperam "os resultados de outras análises ao sangue". 

A ministra da Saúde, Bernice Dahn, tinha considerado provável a existência de mais casos após o anúncio da morte do adolescente e o vice-ministro da Saúde, Tolbert Nyensuah, referiu na altura que tinham sido identificados e estavam em quarentena todos os que tinham tido contacto com o jovem, apelando à população para "continuar a tomar medidas preventivas". 

A Libéria tinha sido declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) oficialmente livre do vírus a 09 de maio, 42 dias - o dobro do período máximo de incubação - após o enterro do último caso conhecido.

A epidemia de Ébola na África Ocidental, a mais grave desde a identificação do vírus na África Central em 1976, começou em dezembro de 2013 na Guiné-Conacri e causou mais de 11.200 mortos entre os cerca de 27.500 infetados, segundo os dados da OMS.

Mais de 99% das vítimas concentraram-se na Guiné-Conacri, na Serra Leoa e na Libéria, o país mais afetado, com cerca de 4.800 mortos.

 

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".