sicnot

Perfil

Eclipse solar

Eclipse solar

Eclipse solar

Como fotografar o eclipse solar com smartphone

As câmaras fotográficas associadas à maioria dos smartphones permitem captar imagens com muita qualidade. O iPhone 6, Samsung Galaxy S5, Sony Xperia Z3 e HTC One M8 são exemplos de aparelhos que possibilitam a obtenção de excelentes fotos, mas os eclipses solares são particularmente difíceis de fotografar. Aqui ficam algumas dicas de como aproveitar ao máximo esta sexta-feira a câmara do smartphone, desde que as nuvens não impeçam a observação do fenómeno.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Tim Wimborne / Reuters

Em primeiro lugar, importa não esquecer que nunca se pode olhar directamente para o Sol. Embora a observação do eclipse através do monitor do smartphone não seja perigosa, ao alinhar a objectiva para cima em direção ao Sol, pode ficar com os olhos numa situação vulnerável. O ideal é usar sempre óculos especiais para a observação do eclipse, e também neste caso com as devidas precauções.

Escolha o local e informe-se da hora

Pense e procure um bom local para a observação do eclipse. Em Portugal, o eclipse começa pelas 8:00 (hora de Lisboa) e termina pelas 10:00, com o seu pico a acontecer pelas 9:00, dependendo também do ponto do país onde se encontra.

Existem vários sites onde pode obter com rigor esta informação, como por exemplo o do Observatório Astronómico de Lisboa.


Não espere uma foto como as da National Geographic

Os smartphones tem um sensor pequeno e uma lente de dimensões reduzidas, há que contar com essas limitações. É importante captar o ambiente em torno do eclipse, um bom enquadramento pode contribuir para uma boa foto.

"Muitas vezes, quando as pessoas pensam em fotografar o eclipse, pensam em imagens que vêem na revista National Geographic - mas estas exigem lentes especiais que um telefone não tem", explica o fotógrafo Dan Rubin ao jornal britânico Mirror.


Use um tripé

A luz extraordinária é o que distingue um eclipse solar, assim para tirar o melhor partido disso poderá usar um tripé, instrumento fundamental para captar sequências de imagens com qualidade.

"Timelapses são lindas misturas de fotografia e vídeo que captam a mudança de luz ", aconselha Dan Rubin. O fotógrafo sugere que "inicie cerca de meia hora antes e capte o movimento da nuvem, o movimento de sombra e luz durante o eclipse".


Lentes e criatividade

Há uma série de lentes adicionais que se podem adicionar ao smartphone, como um Olloclip, que funcionam como uma lente de telefoto mini.

“Não vai chegar suficientemente perto para preencher a imagem com o eclipse, mas permitirá um quadro um pouco diferente", diz Dan Rubin.

A luz particular do eclipse pode também ser aproveitada para captar um retrato diferente. O fenómeno é suficientemente inspirador, agora é esperar que a meteorologia dê também a sua ajuda. 

  • Tomadas medidas para evitar danos ambientais após acidente na barra da Armona
    1:49

    País

    Quatro tripulantes foram transportados para o hospital com hipotermia, depois de terem caído ao mar. A embarcação onde seguiam, e que faz trabalhos de reposição de areias, virou-se esta manhã, na ilha da Armona, em Olhão. As autoridades vão abrir um inquérito para apurar as causas do acidente e estão a tomar medidas para evitar danos ambientais, visto que a embarcação transportava 12 mil litros de gasóleo.

  • Papa no Chile em ambiente de contestação à Igreja Católica
    3:13

    Mundo

    O Papa pediu hoje perdão pelos crimes de pedofilia cometidos por membros da Igreja Católica no Chile, referindo que sentiu "dor e vergonha" diante do "dano irreparável" causado às crianças vítimas de abuso sexual. Francisco está a cumprir uma deslocação de três dias ao Chile, onde a contestação à visita e à Igreja se faz sentir. O Papa enfrenta um ambiente hostil na sexta viagem à América Latina, devido à denúncia de abusos sexuais na Igreja.

  • Reviravolta na Operação Fizz
    1:09

    País

    O juiz que vai julgar o chamado processo da Operação Fizz decidiu aceitar as denúncias de Orlando Figueira contra o presidente do Banco Atlântico e o advogado Daniel Proença de Carvalho. As acusações do principal arguido contra o banqueiro Carlos Silva e o advogado Proença de Carvalho podem trazer uma reviravolta ao processo.

  • Apoio psicológico fundamental em Vila Nova da Rainha
    2:19
  • Projeto Bairros Sem Cárie levou 300 pessoas do Seixal ao dentista
    3:08

    País

    Portugal tem dos piores indicadores de saúde oral da Europa e ir ao dentista é quase um luxo. Num país assim ganham ainda mais relevância iniciativas como o projeto Bairros Sem Cárie. 300 pessoas de bairros sociais do Seixal tiveram uma consulta de estomatologia gratuita.

  • Homem rompe a garganta ao tentar impedir espirro

    Mundo

    Impedir um espirro apertando o nariz pode causar sérias lesões. Foi o que aconteceu a um homem na Grã-Bretanha que teve de ser hospitalizado porque sofreu uma rutura na garganta ao apertar boca e nariz ao espirrar.