sicnot

Perfil

Eclipse solar

E foi assim o eclipse

E foi assim o eclipse

Terminou o eclipse solar parcial, que foi visível em Portugal entre as oito e as dez da manhã. As nuvens dificultaram a visibilidade, mas ainda assim foi possível acompanhar o fenómeno. O dia escureceu ligeiramente e o sol foi ficando parcialmente tapado pela lua. O pico do eclipse solar foi atingido por volta das nove da manhã, quando o sol ficou coberto em 60%. Em vários pontos da Europa, África e Ásia centenas de pessoas juntaram-se para observar o fenómeno.

  • As suas fotos e vídeos do eclipse

    Eclipse solar

    Esta sexta-feira de manhã vai ser visível no país um eclipse parcial do sol. A SIC convida-o a partilhar as suas fotos e vídeos do momento, através do email eureporter@sic.pt - mas ATENÇÃO: não se esqueça dos cuidados a ter na observação do fenómeno. E deixamos também algumas dicas de como fotografar o eclipse, sobretudo num telemóvel. Saiba mais abaixo, nos relacionados.

  • Vaca algarvia em risco de extinção
    3:42

    País

    É uma corrida contra o tempo e o risco iminente de extinção. Numa altura em que são conhecidos apenas cinco exemplares da raça bovina algarvia, a inseminação artificial parece ser a única forma de evitar o desaparecimento completo de uma raça que foi desaparecendo com as mudanças na agricultura.