sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Célula de recrutamento para o Estado Islâmico desmantelada em Marrocos

Um pequeno grupo que recrutava combatentes para o movimento jihadista Estado Islâmico (EI) foi desmantelado em Fez, uma das principais cidades de Marrocos, anunciou hoje o Ministério do Interior marroquino. 

Expansão do Estado Islâmico, acontecimento de 2014

Expansão do Estado Islâmico, acontecimento de 2014

© STRINGER Iraq / Reuters

O ministério indica, em comunicado, que o chefe da célula "mantinha laços sólidos com dirigentes" do EI e que os marroquinos recrutados eram enviados para campos situados na "zona do conflito sírio-iraquiano", para receberem treino intensivo no manuseamento de armas. 

A data da operação e o número de pessoas interpeladas não são referidos.  

Os membros da célula de recrutamento "receberam um importante financiamento estrangeiro para as despesas necessárias ao deslocamento dos combatentes no foco de tensão", adianta o comunicado.

A operação foi atribuída ao Departamento Central das Investigações Judiciárias (BCIJ), estrutura inaugurada o mês passado pelas autoridades marroquinas no quadro do reforço da luta antiterrorista.

Cerca de 1.500 cidadãos marroquinos ter-se-ão juntado às fileiras de organizações jihadistas como o EI e Marrocos não esconde a sua preocupação face ao fenómeno, tendo anunciado o ano passado o desmantelamento de várias células.

Lusa
  • Todos os distritos sob Aviso Amarelo devido ao frio

    País

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou Portugal continental sob Aviso Amarelo na quarta e na quinta-feira. Os termómetros vão estar abaixo de zero em todo o território, à exceção dos distritos de Lisboa, Porto e Faro.

  • Motim em prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos
    1:09

    Mundo

    Um novo motim numa prisão brasileira fez pelo menos 30 mortos. A prisão, que é a maior do Estado do Rio Grande do Norte, tem capacidade para 600 reclusos mas acolhe quase o dobro. Após o motim de 14 horas, a polícia já tem o controlo total da prisão.

  • Aqui também se vive
    16:07
  • Austrália condena Japão por caça de baleias no Oceano Antártico

    Mundo

    O Governo da Austrália condenou hoje o Japão por retomar a caça de baleias no Oceano Antártico, após a divulgação de imagens de um cetáceo morto a bordo de um barco japonês que se encontrava em águas protegidas.O ministro do Ambiente, Josh Frydenberg, manifestou "profunda deceção", um dia depois de a organização Sea Shepherd divulgar fotografias e vídeos de uma baleia minke no barco japonês Nisshin Maru.