sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Célula de recrutamento para o Estado Islâmico desmantelada em Marrocos

Um pequeno grupo que recrutava combatentes para o movimento jihadista Estado Islâmico (EI) foi desmantelado em Fez, uma das principais cidades de Marrocos, anunciou hoje o Ministério do Interior marroquino. 

Expansão do Estado Islâmico, acontecimento de 2014

Expansão do Estado Islâmico, acontecimento de 2014

© STRINGER Iraq / Reuters

O ministério indica, em comunicado, que o chefe da célula "mantinha laços sólidos com dirigentes" do EI e que os marroquinos recrutados eram enviados para campos situados na "zona do conflito sírio-iraquiano", para receberem treino intensivo no manuseamento de armas. 

A data da operação e o número de pessoas interpeladas não são referidos.  

Os membros da célula de recrutamento "receberam um importante financiamento estrangeiro para as despesas necessárias ao deslocamento dos combatentes no foco de tensão", adianta o comunicado.

A operação foi atribuída ao Departamento Central das Investigações Judiciárias (BCIJ), estrutura inaugurada o mês passado pelas autoridades marroquinas no quadro do reforço da luta antiterrorista.

Cerca de 1.500 cidadãos marroquinos ter-se-ão juntado às fileiras de organizações jihadistas como o EI e Marrocos não esconde a sua preocupação face ao fenómeno, tendo anunciado o ano passado o desmantelamento de várias células.

Lusa
  • Défice cai 1.900 milhões até agosto

    Economia

    O défice das administrações públicas foi de 2.034 milhões de euros até agosto, uma "melhoria de 1.901 milhões" face ao mesmo período de 2016, segundo o Governo, que justifica com aumento superior a 4% da receita.

  • Coreia do Norte acusa Trump de declarar guerra

    Mundo

    A Coreia do Norte acusou hoje o Presidente norte-americano de ter "declarado a guerra". O chefe da diplomacia norte-coreana ameaçou abater todo e qualquer bombardeiro dos EUA que se aproxime do território.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.

  • Atores recriam cena em que um homem é vítima de violência doméstica
    1:35
  • Ministério Público admite eventual detenção do presidente do governo da Catalunha
    2:24
  • "Bispo vermelho"

    "Recebia trabalhadores e sindicalistas, batia à porta de políticos e empresários, andava pelas ruas da cidade ao encontro dos que das ruas da cidade faziam casa". Joaquim Franco evoca Manuel Martins, o "bispo vermelho".

    Joaquim Franco

  • Apreendidos quase 7.000 comprimidos ilegais vendidos pela internet
    1:43

    País

    O Infarmed e a Autoridade Tributária apreenderam perto de 7.000 unidades de comprimidos ilegais.A apreensão aconteceu no âmbito de uma operação internacional da Interpol de combate aos medicamentos ilegais vendidos pela internet, explicou à SIC Luís Sande e Castro, diretor da Unidade de Inpeção do Infarmed.

  • Criar galinhas na cozinha, guerras no fogão, e drones dentro de casa
    7:28
  • Passageiro detido com 1 kg de ouro no reto

    Mundo

    Os funcionários da alfândega do aeroporto de Colombo, Sri Lanka, estranharam o comportamento de um passageiro que "caminhava com dificuldade". Um exame completo revelou a valiosa carga que levava escondida... no tubo intestinal.