sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 41 mortos em ataque do Estado Islâmico contra base área do regime em Alepo

Pelo menos 41 pessoas morreram desde domingo durante um ataque do grupo autoproclamado Estado Islâmico contra o aeroporto militar de Kueires, na província síria de Alepo, controlado pelo regime, informaram hoje ativistas.

© Muzaffar Salman / Reuters

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) precisou que pelo menos 15 soldados governamentais, incluindo 12 oficiais, e 26 'jihadistas' perderam a vida durante a ofensiva iniciada no domingo pelo Estado Islâmico para conseguir o domínio da base aérea, que está cercada pelos radicais.

A zona é palco de uma troca de fogo de artilharia, enquanto a aviação do regime bombardeia os arredores de Kueires, situado no leste de Alepo.

Os radicais fizeram explodir três carros-bomba nas imediações da base.

O autoproclamado grupo estado Islâmico decretou um califado no final de unho de 2014 na Síria e Iraque, onde conquistou uma vasta área do território.

Na província de Alepo, os radicais controlam áreas do nordeste, e os seus bastiões principais são as localidades de Al Bab e Manbech.

Lusa

  • Presidente da Proteção Civil demitiu-se

    País

    O Presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC), Joaquim Leitão, pediu esta quarta-feira a demissão com efeitos imediatos. A carta de demissão foi enviada para o Ministério da Administração Interna, no entanto, uma vez que a ministra também se demitiu, o documento seguiu para o gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

  • Provavelmente o melhor golo da noite de Liga Europa
    1:24
  • Vitória de Guimarães mais longe dos 16 avos de final
    1:48
  • O perfil dos novos ministros
    3:22

    País

    Pedro Siza Vieira e Eduardo Cabrita são os dois novos ministros que tomam posse no próximo sábado. Ambos têm uma particularidade: são amigos de longa data do primeiro-ministro António Costa.

  • Não me parece o melhor princípio político, mas percebo que António Costa queira ter junto de si, sobretudo em tempos difíceis, os mais próximos. Os homens de confiança pessoal e política. Em plena tempestade, o primeiro-ministro chamou dois amigos de longa data, ex-colegas da Faculdade de Direito, Eduardo Cabrita e Pedro Siza Vieira. E eles não disseram que não.

    Bernardo Ferrão

  • Fogos na Califórnia provocaram 42 mortos e perdas acima de mil milhões de dólares

    Mundo

    O comissário dos seguros da Califórnia afirmou esta quinta-feira que as perdas provocadas pelos incêndios que dizimaram extensas áreas deste Estado norte-americano excedem os mil milhões de dólares (844 milhões de euros). Estes incêndios, que começaram no condado de Sonoma County, já provocaram a morte a 42 pessoas no mês de outubro.