sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Coligação internacional bombardeia centro de comando do grupo Estado Islâmico

A coligação internacional contra os extremistas do autodenominado Estado Islâmico (EI) anunciou hoje ter bombardeado um importante centro de comando e abastecimento do grupo 'jihadista' na zona de Ramadi, capital da província iraquiana de Anbar.

Uncredited

Um vídeo do ataque ao estádio de futebol onde estava instalado esse centro de comando, mostra uma enorme explosão secundária no local.

"O estádio era um centro de comando e abastecimento fulcral para a região de Ramadi e estava a ser usado para armazenar grandes quantidades de engenhos artesanais, armas e munições", disse a coligação em comunicado.

"Destruir este centro perturbará significativamente a capacidade do EI para realizar operações e reabastecer os seus combatentes em Ramadi", acrescentou.

O EI apoderou-se de Ramadi em meados de maio, no que constituiu um grande revés para as forças iraquianas, que tinham conseguido deter os combatentes 'jihadistas' durante bastante mais de um ano em outros pontos do país.

O grupo extremista conquistou parcelas do território iraquiano numa ofensiva em junho de 2014 e a coligação está a efetuar ataques aéreos diários contra os 'jihadistas' para ajudar as forças iraquianas, que poucos progressos fizeram no terreno nas últimas semanas.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.