sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Coligação internacional bombardeia centro de comando do grupo Estado Islâmico

A coligação internacional contra os extremistas do autodenominado Estado Islâmico (EI) anunciou hoje ter bombardeado um importante centro de comando e abastecimento do grupo 'jihadista' na zona de Ramadi, capital da província iraquiana de Anbar.

Uncredited

Um vídeo do ataque ao estádio de futebol onde estava instalado esse centro de comando, mostra uma enorme explosão secundária no local.

"O estádio era um centro de comando e abastecimento fulcral para a região de Ramadi e estava a ser usado para armazenar grandes quantidades de engenhos artesanais, armas e munições", disse a coligação em comunicado.

"Destruir este centro perturbará significativamente a capacidade do EI para realizar operações e reabastecer os seus combatentes em Ramadi", acrescentou.

O EI apoderou-se de Ramadi em meados de maio, no que constituiu um grande revés para as forças iraquianas, que tinham conseguido deter os combatentes 'jihadistas' durante bastante mais de um ano em outros pontos do país.

O grupo extremista conquistou parcelas do território iraquiano numa ofensiva em junho de 2014 e a coligação está a efetuar ataques aéreos diários contra os 'jihadistas' para ajudar as forças iraquianas, que poucos progressos fizeram no terreno nas últimas semanas.

Lusa

  • Encontrado corpo de mariscador desaparecido no Barreiro

    País

    O corpo do homem com cerca de 50 anos apareceu esta manhã junto ao Clube Naval do Barreiro, na mesma zona onde tinha desaparecido na noite deste sábado. A informação já foi confirmada à SIC pela Polícia Marítima, que adiantou que o corpo já foi levado para a morgue. O alerta foi dado por volta das 22:30 de ontem pelos companheiros de nacionalidade chinesa que estavam com a vítima na apanha de bivalves na margem sul do Tejo.

  • IPSS despejada nos Açores
    2:25

    País

    A IPSS Aurora Social, de Ponta Delgada, nos Açores, foi notificada pelo tribunal a abandonar a cozinha onde, há mais de 20 anos, fornece comida a quem mais precisa. A decisão judicial partiu de uma queixa dos moradores e põe em causa os postos de trabalho de 13 funcionárias, a maioria com deficiência. Há dois anos que a Secretaria Regional de Solidariedade Social dos Açores tenta encontrar uma alternativa à cozinha, que tem licença da câmara.

  • Pais revoltados com transporte de crianças do Mogadouro
    4:14

    País

    Os pais dos alunos de algumas aldeias de Mogadouro estão preocupados com a falta de segurança do transporte dos filhos para a escola, na sede de concelho. Os pais contestam o autocarro degradado, que avaria com frequência, e a falta de cintos de segurança em percursos rurais com dezenas de quilómetros.

  • Quer conhecer os cães mais feios do mundo?
    1:15
  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.