sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Encontrada no Iraque vala comum com 123 vítimas do Daesh

Uma vala comum cercada por minas e com mais de 120 cadáveres de pessoas mortas pelos terroristas do Daesh foi descoberta no norte do Iraque, anunciou hoje um responsável pela área.

© Reuters TV / Reuters

Esta é a sexta vala comum descoberta perto da cidade de Sinjar desde que o grupo jihadista foi forçado a sair em meados deste mês pelas forças curdas apoiadas pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, disse à AFP um responsável pela região.

O Daesh tinha ocupado a cidade de Sinjar desde agosto do ano passado, levando a um conjunto de massacres, sequestros, violações e roubos contra a maioria iazidi da população, naquilo que a ONU classificou de "tentativa de genocídio".

De acordo com o responsável pela área, Mahma Khalil, há muitas minas colocadas em redor da vala comum, que alberga os restos mortais de 123 pessoas, segundo testemunhas que assistiram às execuções.

As minas são frequentemente utilizadas por este grupo radical terrorista, que assumiu o controlo de grandes áreas do território da Síria e do Iraque.

Lusa

  • Prisão preventiva para homicida de Barcelos
    1:43

    País

    O alegado homicida de Barcelos vai ficar em prisão preventiva, por quatro crimes de homicídio. Adelino Briote foi ouvido este sábado de manhã no Tribunal de Braga, depois de na sexta-feira ter alegadamente degolado quatro pessoas na freguesia de Tamel, em Barcelos.

  • Homem suspeito de matar a mulher em Esmoriz

    País

    Um homem é suspeito de ter esfaqueado este sábado mortalmente a mulher em Esmoriz, concelho de Ovar, num contexto de violência doméstica, disse à agência Lusa fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).

  • Morte de portuguesa no Luxemburgo afinal não aconteceu

    País

    A morte de uma portuguesa em Bettembourg, no sul do Luxemburgo, não terá acontecido. O Jornal do Luxemburgo avançou, esta manhã, que a emigrante portuguesa tinha sido baleada mortamente pelo filho, uma informação entretanto desmentida por outro jornal online. Segundo o Bom Dia Luxemburgo, o que aconteceu foi afinal uma rusga policial.

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Hora do Planeta, apagam-se as luzes para despertar consciências
    2:19
  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.