sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Encontrada no Iraque vala comum com 123 vítimas do Daesh

Uma vala comum cercada por minas e com mais de 120 cadáveres de pessoas mortas pelos terroristas do Daesh foi descoberta no norte do Iraque, anunciou hoje um responsável pela área.

© Reuters TV / Reuters

Esta é a sexta vala comum descoberta perto da cidade de Sinjar desde que o grupo jihadista foi forçado a sair em meados deste mês pelas forças curdas apoiadas pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, disse à AFP um responsável pela região.

O Daesh tinha ocupado a cidade de Sinjar desde agosto do ano passado, levando a um conjunto de massacres, sequestros, violações e roubos contra a maioria iazidi da população, naquilo que a ONU classificou de "tentativa de genocídio".

De acordo com o responsável pela área, Mahma Khalil, há muitas minas colocadas em redor da vala comum, que alberga os restos mortais de 123 pessoas, segundo testemunhas que assistiram às execuções.

As minas são frequentemente utilizadas por este grupo radical terrorista, que assumiu o controlo de grandes áreas do território da Síria e do Iraque.

Lusa

  • Costa preparado para falar da renegociação da dívida no plano europeu
    2:24

    Economia

    O primeiro-ministro não quer quebrar com as regras impostas pela UE e não vai dar o primeiro passo na renegociação da dívida, mas estará na linha da frente quando Bruxelas ceder. Em entrevista à RTP, António Costa garante que o Governo cumpriu tudo aquilo que acordou com o presidente demissionário da Caixa Geral de Depósitos, António Domingues.

  • Benfica persegue oitavos da Liga dos Campeões

    Desporto

    O Benfica tenta hoje a qualificar-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, procurando uma vitória na receção ao Nápoles que lhe permita vencer o Grupo H e manter-se a salvo do perseguidor Besiktas.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.

  • Nova Deli é "altamente tóxica" para os cidadãos

    Mundo

    Nova Deli foi considerada altamente tóxica para os cidadãos. A capital da Índia é considerada há mais de três anos a cidade mais poluída do mundo, mas só este ano se concluiu que é tão tóxica que é capaz de provocar doenças crónicas a quem lá vive.

  • Condutores continuam com dúvidas em como circular numa rotunda
    2:06

    País

    Circular nas rotundas continua a ser um problema para muitos condutores. Cerca de 3 mil foram multados nos últimos três anos depois da entrada em vigor do novo código, os números são avançados pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. Os instrutores de condução dizem que a medida provoca mais confusão nas horas de ponta.