sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Encontrada no Iraque vala comum com 123 vítimas do Daesh

Uma vala comum cercada por minas e com mais de 120 cadáveres de pessoas mortas pelos terroristas do Daesh foi descoberta no norte do Iraque, anunciou hoje um responsável pela área.

© Reuters TV / Reuters

Esta é a sexta vala comum descoberta perto da cidade de Sinjar desde que o grupo jihadista foi forçado a sair em meados deste mês pelas forças curdas apoiadas pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, disse à AFP um responsável pela região.

O Daesh tinha ocupado a cidade de Sinjar desde agosto do ano passado, levando a um conjunto de massacres, sequestros, violações e roubos contra a maioria iazidi da população, naquilo que a ONU classificou de "tentativa de genocídio".

De acordo com o responsável pela área, Mahma Khalil, há muitas minas colocadas em redor da vala comum, que alberga os restos mortais de 123 pessoas, segundo testemunhas que assistiram às execuções.

As minas são frequentemente utilizadas por este grupo radical terrorista, que assumiu o controlo de grandes áreas do território da Síria e do Iraque.

Lusa

  • França vence o Peru e apura-se para os oitavos de final do Mundial

    Mundial 2018 / França

    A França venceu o Peru num encontro da 2.ª jornada do grupo C do Mundial 2018. Aos 34 minutos, Pogba passou para Giroud na esquerda, que tentou de pronto o remate, mas a bola saiu prensada por um defesa e chegou até à boca da baliza, onde apareceu Mbappé que praticamente só tem que encostar para pôr a França em vantagem no marcador. Ainda na primeira parte, Lucas Hernández tentou, por duas vezes consecutivas, marcar o segundo golo da França. Na segunda parte, o peruano Farfán ainda rematou várias vezes à baliza de Hugo Lloris, mas sem êxito.

  • Colisão mortal no IC1 perto da Marateca
    1:51
  • Portugal e Espanha empatados em tudo... menos nos amarelos
    1:42
  • Fase de grupos é o "momento mais crítico", diz Fernando Santos
    0:21