sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Encontrada no Iraque vala comum com 123 vítimas do Daesh

Uma vala comum cercada por minas e com mais de 120 cadáveres de pessoas mortas pelos terroristas do Daesh foi descoberta no norte do Iraque, anunciou hoje um responsável pela área.

© Reuters TV / Reuters

Esta é a sexta vala comum descoberta perto da cidade de Sinjar desde que o grupo jihadista foi forçado a sair em meados deste mês pelas forças curdas apoiadas pela coligação internacional liderada pelos Estados Unidos, disse à AFP um responsável pela região.

O Daesh tinha ocupado a cidade de Sinjar desde agosto do ano passado, levando a um conjunto de massacres, sequestros, violações e roubos contra a maioria iazidi da população, naquilo que a ONU classificou de "tentativa de genocídio".

De acordo com o responsável pela área, Mahma Khalil, há muitas minas colocadas em redor da vala comum, que alberga os restos mortais de 123 pessoas, segundo testemunhas que assistiram às execuções.

As minas são frequentemente utilizadas por este grupo radical terrorista, que assumiu o controlo de grandes áreas do território da Síria e do Iraque.

Lusa

  • PSD e CDS têm caminhos diferentes
    1:22

    País

    Assunção Cristas já respondeu a Pedro Passos Coelho, depois de o líder do PSD ter recusado apoiar a candidatura da líder do CDS à Câmara de Lisboa. Cristas diz que os dois partidos têm caminhos diferentes. O PSD continua sem apresentar candidato. Contudo, Marques Mendes revelou que Passos Coelho convidou José Eduardo Moniz a candidatar-se à Câmara de Lisboa.

  • Morreu o último homem que pisou a Lua

    Mundo

    O astronauta norte-americano Eugene Cernan, o último homem a pisar a Lua, morreu esta segunda-feira aos 82 anos, informou a agência espacial norte-americana, NASA.