sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Radicais do Daesh reivindicam triplo atentado de quinta-feira na Síria

O grupo radical Daesh reivindicou hoje o triplo atentado de quinta-feira na cidade de Tal Tamr, no nordeste da Síria e controlada por forças curdas, que causou pelo menos 25 feridos e mais de 100 feridos.

Num comunicado divulgado na Internet e cuja autenticidade não pode ser confirmada, os "jihadistas" afirmam que três suicidas fizeram explodir outros tantos veículos contra "bases" das forças curdas, que classificam de "apóstatas", em Tal Tamr, na província de Hasakeh.

O Daesh afirma que as três explosões causaram 60 mortos e dezenas de feridos, mas o porta-voz do departamento de Defesa da região autónoma curdo-síria de Al-Jazira, que ocupa parte da província, disse à agência noticiosa espanhola EFE que as vítimas ascendem a 25 mortos e 122 feridos.

Nasr Hach Mansur adiantou que todas as vítimas são civis e que não existem baixas entre os efetivos curdos.

Mansur disse ainda que está a ser investigado o modo como os "jihadistas" conseguiram entrar na cidade, onde fizeram explodir os três camiões nas proximidades de um mercado e de um hospital no centro da localidade.

Tal Tamr é controlada pelas Unidades de Proteção do Povo, milícias curdo-sírias, que há alguns meses expulsaram os radicais da zona.

Lusa

  • Madrid suspende governo regional da Catalunha

    Mundo

    O chefe do Governo espanhol anunciou hoje que decidiu acionar o artigo 155º da Constituição espanhola e pedir ao Senado a suspensão das funções do governo regional da Catalunha. Em conferência de imprensa justificou a adoção das medidas dada a "desobediência rebelde, sistemática e consciente" do Governo regional (Generalitat).

    Em atualização

  • Manifestações contra os incêndios um pouco por todo o país
    1:33

    País

    Estão marcadas para esta tarde várias manifestações contra os incêndios e as políticas florestais, mas também de homenagem às vítimas dos fogos que arrasaram o país. As iniciativas de protesto são quase todas organizadas através das redes sociais e por grupos de cidadãos.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.