sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

PJ garante que nível de ameaça terrorista mantém-se inalterado

A Polícia Judiciária garante que o nível de ameaça terrorista em Portugal se mantém inalterado e que não há razões para alarme. É a reação das autoridades à notícia do JN, que revelava um aviso da Interpol sobre a possível presença de três jihadistas franceses em território nacional.

© Suhaib Salem / Reuters

O comunicado da Judiciária vem explicar que estes alertas são uma "prática habitual":

Os alertas referidos na notícia constituem uma prática habitual que decorre da permanente partilha de informações, no âmbito da cooperação policial na União Europeia, tendente à materialização de ações coordenadas e eficazes dos serviços e forças de segurança.

Não há quaisquer razões para alarme e o nível de ameaça terrorista em Portugal mantém-se inalterado.

A edição de hoje do Jornal de Notícias refere um alerta da Interpol para a possível presença, em território nacional, de três jihadistas franceses, considerados altamente perigosos.

Dois dos terroristas terão 20 e 22 anos. Um dos procurados pode estar acompanhado por uma mulher e crianças. O terceiro suspeito, será um homem já referenciado pelas autoridades, por fortes ligações aos atentados na capital francesa.

Sobre a operação conjunta da GNR e do SEF "Fronteira Segura", realizada no distrito de Viana do Castelo, a PJ refere que esta decorre da atividade diária e normal das forças e serviços de segurança.

  • Jihadista com ligações aos atentados de Paris pode estar em Portugal
    2:10

    Daesh

    A Interpol emitiu um alerta para Portugal e Espanha, por causa da possível presença de três jihadistas franceses na Península Ibérica. São considerados altamente perigosos.A notícia é avançada hoje pelo Jornal de Notícias, que refere que um dos três homens terá estado envolvido nos atentados de Paris. O Ministério da Administração Interna, contactado pela SIC, não faz para já comentários à notícia e remete explicações para mais tarde.

  • "De hoje em diante, só a América virá em primeiro lugar"
    3:20
  • As primeiras decisões do Presidente Trump
    1:39

    Mundo

    As primeiras decisões da era Trump não tardaram. O 45.º Presidente dos Estados Unidos da América já avançou com algumas medidas, entre elas, a confirmação dos nomes que vão compor a nova administração e a criação do Dia do Patriotismo.

  • Celebridades protestam contra Trump
    3:00

    Mundo

    Tem sido assim desde a campanha e continua. Grande parte da comunidade de artistas não está nada contente com o Presidente eleito. Vários artistas aproveitaram o dia da tomada de posse para se reunirem em Nova Iorque e protestarem contra Donald Trump.

  • Cantora brasileira conhecida pela "Lambada" terá sido assassinada
    1:25

    Mundo

    Terá sido assassinada a cantora brasileira conhecida em Portugal pela "lambada", um ritmo que marcou o fim dos anos 90. Foi encontrada carbonizada dentro do próprio carro depois de assaltada em casa. Três suspeitos suspeitos do homicídio da cantora Loalwa Braz foram já detidos.