sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh perdeu um terço do território no Iraque e Síria

O Daesh perdeu cerca de um terço do território que controlava no Iraque e na Síria, segundo informação divulgada hoje pela coligação liderada pelos Estados Unidos.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Stringer . / Reuters

No Iraque, a perda de território ocupado pelo Daesh "é de cerca de 40%", revelou o coronel Steve Warren, porta-voz da coligação internacional que leva a cabo ataques aéreos diários contra a organização extremista e providencia treino e armas para que forças locais combatam o grupo.

"Na Síria ... pensamos que [a perda] é em torno de 20%", acrescentou Warren, segundo o qual, considerando os dois países, a organização perdeu "30% do território" total que chegou a ocupar.

Quando o tamanho do alegado califado que o Daesh proclamou há ano e meio estava no seu máximo, o Iraque tinha uma área ocupada ligeiramente superior à da Síria.

Desde que assumiu o controlo de Ramadi, no Iraque, e de Palmira, na Síria, em maio passado, o Daesh tem vindo a recuar, com diversas forças iraquianas a recuperarem os principais centros urbanos, incluindo Ramadi, na semana passada.

Lusa

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16
  • George H. W. Bush nos cuidados intensivos e mulher também hospitalizada

    Mundo

    O antigo Presidente dos Estados Unidos da América e a sua mulher estão hospitalizados em Houston, no Texas. George H. W. Bush foi admitido no sábado, devido a um problema respiratório derivado de pneumonia, enquanto Barbara Bush entrou esta quarta-feira no hospital, por sintomas de fadiga e tosse.

  • Nevão provocou corte de energia no centro dos EUA
    1:37

    Mundo

    Uma tempestade de neve no centro dos Estados Unidos da América provocou cortes no abastecimento de eletricidade, atrasos em voos e dificuldades na circulação rodoviária. Em Espanha, a descida das temperaturas levou à emissão de avisos em 30 províncias de norte a sul do país e deixou 27.700 alunos sem aulas em Valência.

  • Cadela sobrevive após engolir faca de cozinha

    Mundo

    Na Escócia, uma história de sobrevivência, no mínimo, bicuda. Uma cadela engoliu uma faca de cozinha com mais de 20 centímetros, manteve-a dentro de si durante algumas semanas mas sobreviveu, depois de ser operada de urgência..