sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Polícia espanhola apreende 20 mil uniformes para jihadistas

A polícia nacional espanhola apreendeu cerca de 20.000 uniformes e outro equipamento militar destinado aos movimentos radicais Frente al-Nusra e Daesh, que atuam na Síria e no Iraque, informou hoje o Ministério do Interior.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

O vestuário encontrava-se em três contentores declarados como "roupa em segunda mão", nos portos de Valência e Algeciras, e "poderia equipar um exército que ficaria perfeitamente preparado para o combate", adiantou.

A descoberta dos contentores está ligada a uma operação policial realizada a 7 de fevereiro, quando foram detidas sete pessoas por suspeita de darem apoio logístico e financeiro a grupos terroristas na Síria e no Iraque.

Com esta operação, assinala o ministério, é neutralizada uma rede empresarial "muito ativa e eficaz", cujo objetivo era abastecer e fortalecer as estruturas militares do Daesh.

Os três contentores -- dois encontrados no porto de Valência e um no de Algeciras (Cádiz) -- estão ligados às empresas da rede internacional, que contava com fornecedores em todo o mundo de material tecnológico, armas e equipamento militar.

Com Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.