sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Polícia espanhola apreende 20 mil uniformes para jihadistas

A polícia nacional espanhola apreendeu cerca de 20.000 uniformes e outro equipamento militar destinado aos movimentos radicais Frente al-Nusra e Daesh, que atuam na Síria e no Iraque, informou hoje o Ministério do Interior.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

O vestuário encontrava-se em três contentores declarados como "roupa em segunda mão", nos portos de Valência e Algeciras, e "poderia equipar um exército que ficaria perfeitamente preparado para o combate", adiantou.

A descoberta dos contentores está ligada a uma operação policial realizada a 7 de fevereiro, quando foram detidas sete pessoas por suspeita de darem apoio logístico e financeiro a grupos terroristas na Síria e no Iraque.

Com esta operação, assinala o ministério, é neutralizada uma rede empresarial "muito ativa e eficaz", cujo objetivo era abastecer e fortalecer as estruturas militares do Daesh.

Os três contentores -- dois encontrados no porto de Valência e um no de Algeciras (Cádiz) -- estão ligados às empresas da rede internacional, que contava com fornecedores em todo o mundo de material tecnológico, armas e equipamento militar.

Com Lusa

  • Luaty Beirão satisfeito com sinais de mudança de paradigma em Angola
    4:03

    Mundo

    Sete meses depois da tomada de posse de João Lourenço como presidente de Angola, o país vive um tempo de revoluções. Mudanças inéditas que, nas palavras do ativista Luaty Beirão, permitem ter esperança num futuro melhor. O músico esteve em Lagos, a convite da Câmara Municipal, para falar sobre Livros e Liberdade.

  • O portal onde pode consultar certidões e outros documentos sem sair de casa
    7:37
  • Presidente da Comunidade de Madrid demite-se depois da divulgação de vídeo de roubo
    1:27