sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Polícia espanhola apreende 20 mil uniformes para jihadistas

A polícia nacional espanhola apreendeu cerca de 20.000 uniformes e outro equipamento militar destinado aos movimentos radicais Frente al-Nusra e Daesh, que atuam na Síria e no Iraque, informou hoje o Ministério do Interior.

© Thaier Al-Sudani / Reuters

O vestuário encontrava-se em três contentores declarados como "roupa em segunda mão", nos portos de Valência e Algeciras, e "poderia equipar um exército que ficaria perfeitamente preparado para o combate", adiantou.

A descoberta dos contentores está ligada a uma operação policial realizada a 7 de fevereiro, quando foram detidas sete pessoas por suspeita de darem apoio logístico e financeiro a grupos terroristas na Síria e no Iraque.

Com esta operação, assinala o ministério, é neutralizada uma rede empresarial "muito ativa e eficaz", cujo objetivo era abastecer e fortalecer as estruturas militares do Daesh.

Os três contentores -- dois encontrados no porto de Valência e um no de Algeciras (Cádiz) -- estão ligados às empresas da rede internacional, que contava com fornecedores em todo o mundo de material tecnológico, armas e equipamento militar.

Com Lusa

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22