sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Exército sírio entra em Palmira, cidade controlada pelo Daesh

As tropas sírias, apoiadas pela aviação russa, entraram hoje na antiga cidade de Palmira, há quase ano sob controlo do grupo terrorista Daesh, disseram fonte militar e observadores.

© Sana Sana / Reuters

"As forças do regime de Bashar al-Assad entraram no bairro Hayy al-Gharf, no sudoeste de Palmira. Estão a avançar muito devagar por causa das minas colocadas pelo Daesh", disse o diretor da organização não-governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos, Rami Abdel Rahman.

"O regime também está avançar a partir da zona norte da cidade", acrescentou.

Uma fonte militar, que pediu o anonimato, confirmou o avanço à agência noticiosa France Presse.

"O exército entrou na cidade a partir de noroeste, depois de tomar o controlo de parte do Vale dos Túmulos", afirmou.

"Os confrontos, que continuam, são violentos", acrescentou.

Lusa

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45

    País

    Há um surto de hepatite A em Portugal. Desde janeiro, 105 pessoas foram diagnosticadas na região de Lisboa e Vale do Tejo, um número superior aos casos contabilizados em todo o país nos últimos 40 anos. O surto terá começado na Holanda e está a atingir quase toda a Europa. A Direção-Geral de Saúde vai divulgar ainda esta terça-feira as normas de orientação clínica para que os médicos possam lidar da melhor maneira com este surto.

  • Bruno de Carvalho e Octávio Machado suspensos

    Desporto

    O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, e o diretor-geral para o futebol, Octávio Machado, foram esta terça-feira suspensos pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, na sequência de uma queixa apresentada pelo Benfica em novembro de 2015.

  • Corredora exausta é levada ao colo até à meta na meia maratona do amor
    1:06

    Mundo

    Aconteceu este domingo em Filadélfia, EUA. A poucos metros da meta uma corredora exausta é amparada por dois colegas. Mas o cansaço é tanto que fica sem força nas pernas. É quando aparece a terceira ajuda. Um homem volta para trás e leva-a no colo até à meta. A centímetros do fim larga-a para que a corredora possa atravessar a meta pelo seu próprio pé.

    Patrícia Almeida

  • Kennedy acreditava que Hitler estava vivo

    Mundo

    Um diário de John F. Kennedy vai a leilão em Boston, nos Estados Unidos da América. O diário foi escrito durante a sua breve carreira como jornalista, depois da 2.ª Guerra Mundial. No livro, foram expostas algumas teorias do antigo Presidente norte-americano, como a possibilidade de Hitler estar vivo.

    Ana Rute Carvalho