sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Turquia prende seis suspeitos do Daesh horas antes de visita de Merkel

Seis estrangeiros suspeitos de ligações ao Daesh foram detidos na Turquia e acusados de planear um ataque contra "dignatários de Estado", horas antes da visita ao país de altos representantes da União Europeia, indicaram hoje as autoridades turcas.

Markus Schreiber

As detenções ocorreram durante a madrugada de hojeem Konya (centro), numa altura em que a Turquia se prepara para a visita esta tarde do presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, da chanceler alemã, Angela Merkel, e do vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, a um campo de refugiados na província de Gaziantep, no sul do país, com fronteira com a Síria e os territórios controlados pelo Daesh.

"Os suspeitos queriam atacar dignatários do Estado e alvos estratégicos", segundo a agência France Presse, que cita um comunicado das autoridades em Konya, uma cidade onde a polícia tem levado a cabo várias operações contra círculos jihadistas suspeitos.

"A operação ajudou a impedir um eventual ataque", acrescenta o comunicado.

Está previsto que Tusk, Merkel e Timmermans participem com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, numa conferência de imprensa esta tarde, no final da visita ao campo de refugiados de Nizip 2, em Gaziantep.

Aberto em 2013, o campo de Nizip 2 acolhe em instalações pré-fabricadas cerca de 5 mil refugiados sírios, entre os quais 1.900 crianças, de acordo com números do Governo turco.

A visita servirá para "mostrar como a Turquia e a UE unem as suas forças para enfrentar a crise dos refugiados sírios", afirmou à AFP a Comissão Europeia, indicando que Bruxelas disponibilizou até agora 77 milhões de euros para apoio de diversos projetos na Turquia, aos quais se somarão em breve mais 110 milhões de euros.

A deslocação acontece três semanas depois do reenvio para a Turquia dos primeiros migrantes da Grécia, no quadro do controverso acordo assinado no passado dia 18 de março, em que a Turquia se comprometeu a aceitar o regresso ao seu território de todos os migrantes chegados ilegalmente à Grécia a partir de 20 de março.

O plano prevê, por outro lado, que por cada refugiado sírio reenviado para a Turquia, outro seja "instalado" num país europeu, num limite de 72 mil vagas.

Em contrapartida, os europeus aceitaram disponibilizar até seis mil milhões de euros, relançar as discussões da adesão da Turquia à União Europeia e acelerar o processo de libertação de vistos para os turcos.

O Governo turco, que prometeu aos seus 79 milhões de cidadãos a isenção dos 'visas' até ao final de junho, ameaçou esta semana não respeitar o acordo, caso os europeus não honrassem os seus compromissos.

O executivo europeu anunciou, entretanto, que apresentará um relatório sobre o assunto no próximo dia 4 de maio.

Lusa

  • Mais de um milhão de crianças em risco de morrer à fome
    1:23

    Mundo

    Cerca de 1.4 milhões de crianças estão em risco iminente de morrer à fome. Deste modo, a UNICEF faz um apelo urgente de cerca de 230 milhões de euros para levar nos próximos meses comida, água e serviços médicos a estas crianças. As imagens desta reportagem podem impressionar os espectadores mais sensíveis.

  • Morreu o companheiro de Nelson Mandela

    Mundo

    Ahmed Kathrada, activista e ícone sul-africano que lutou ao lado de Mandela contra o "apartheid" morreu hoje aos 87 anos, informou a fundação de caridade Kathrada.

  • Vídeo amador mostra destruição na Síria
    1:04

    Mundo

    A guerra na Síria continua a fazer vítimas mortais. Um vídeo amador divulgado esta segunda-feira mostra o estado de uma localidade a este de Damasco, depois de um ataque aéreo no fim-de-semana. No ataque, 16 pessoas morreram e há várias dezenas de feridos.

  • Partidos querem eleições a 1 de outubro
    1:35
  • Identificadas 10 mil vítimas de violência em 2016
    1:32
  • Homem que esfaqueou mulher em Esmoriz é acusado de homicídio qualificado
    1:24

    País

    O homem que no sábado esfaqueou a mulher em Esmoriz está acusado de homicídio qualificado. O arguido de 50 anos foi ouvido esta segunda-feira pelo juiz de instrução e ficou em prisão preventiva, uma medida fundamentada pelo perigo de fuga e de alarme. O homem remeteu-se ao silêncio durante o interrogatório, no Tribunal de Aveiro.

  • Homem condenado a oito anos e meio por abuso sexual da mãe
    1:10

    País

    O Tribunal de Coimbra condenou esta segunda-feira um homem de 53 anos a oito anos e meio de prisão por abuso sexual da mãe e ainda por crimes de roubo e coação. A mãe, de 70 anos, sofria de problemas nervosos e consumia bebidas alcoólicas com frequência, tendo sido vítima de abuso sexual por parte do filho enquanto dormia. Os crimes cometidos remetem para o início de 2016, depois do homem já ter cumprido outras penas de prisão em Espanha.

  • Jovem de 21 anos morre colhida por comboio na linha da Beira Baixa
    0:43

    País

    Uma jovem de 21 anos morreu esta segunda-feira ao ser atropelada pelo comboio Intercidades à saída da estação de Castelo Branco, na linha da Beira Baixa. A vítima foi colhida pelo comboio que seguia no sentido Lisboa-Covilhã ao atravessar a linha de caminho de ferro. Este é um local onde não existe passagem de nível, mas habitualmente muitas pessoas arriscam fazer a travessia da linha.

  • Banco do Metro com pénis gera polémica no México

    Mundo

    Um banco em formato de homem com o pénis exposto, numa das carruagens de Metro da Cidade do México, está a gerar polémica. A iniciativa integra uma campanha contra o assédio sexual de que as mulheres são vítima no país.