sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Presumível jihadista do Daesh faz-se explodir em operação policial na Turquia

Um presumível jihadista do Daesh fez-se explodir quando a polícia entrou na casa onde se encontrava em Gaziantep, cidade turca situada perto da fronteira síria, noticiou hoje a imprensa turca.

(arquivo)

(arquivo)

"Um terrorista que se encontrava num esconderijo do Daesh acionou o seu cinto de explosivos ao aperceber-se da presença dos polícias", indicou a agência noticiosa Dogan, sem precisar se algum dos agentes foi atingido.

Várias ambulâncias foram enviadas para o local, segundo a mesma fonte.

De acordo com a agência de notícias Anatolia, nenhum polícia ficou ferido, o bombista morreu na explosão e outra pessoa que se encontrava dentro da casa foi detida.

A Turquia está em estado de alerta máximo depois de ter sido palco, este ano, de uma série de atentados ligados ao conflito curdo ou atribuídos ao Daesh, que fizeram dezenas de mortos.

O nível de vigilância era hoje particularmente elevado no país, por ser feriado, realizando-se a Festa da Juventude e dos Desportos para comemorar o início da "Guerra da Independência", lançada em 1919 por Mustafa Kemal Atatürk.

Um atentado com uma viatura armadilhada, a 1 de maio, contra o quartel-general da polícia em Gaziantep, uma semana após a visita de vários dignitários europeus, entre os quais a chanceler alemã, Angela Merkel, matou três polícias.

O ataque, que fez ainda 21 feridos, não foi reivindicado, mas o ministro do Interior turco atribuiu-o a "um elemento de uma organização terrorista ligada ao Daesh".

Membro da NATO e da coligação internacional de combate aos jihadistas liderada pelos Estados Unidos, a Turquia parece ter reforçado as suas operações contra o Daesh no norte da Síria, onde os extremistas controlam zonas junto à fronteira turca.

Com Lusa

  • Autoridades turcas impedem explosão em Istambul

    Mundo

    As autoridades turcas impediram uma explosão em Istambul. A polícia fez detonar, de forma controlada, uma mochila com explosivos na praça Taskim, uma das áreas mais movimentadas e com turistas na cidade. A embaixada dos Estados Unidos diz ter conhecimento de ameaças credíveis e avisou os cidadãos norte-americanos a terem cuidados reforçados, em especial em Istambul e na estância balnear de Antália. A Turquia está em estado de alerta há vários meses, devido a vários ataques do Daesh e dos curdos.

  • Daesh poderá estar a preparar ataque a escolas e creches judaicas na Turquia

    Daesh

    A Sky News avança que o Daesh terá um plano terrorista, já em fase avançada, que visa alunos de escolas e creches judaicas na Turquia. A estação de televisão tem como base o alerta dos serviços secretos de que estará "iminente" este ataque. Este aviso surge na sequência da detenção de seis militantes, no sul da Turquia na semana passada e que levanta em particular uma suspeita de que pode ser a Sinagoga de Byoglo, em Istambul o alvo dos jihadistas. Segundo a Sky News é mais do que uma ameaça credível é um plano que estará já em marcha.

  • O primeiro eclipse solar do ano
    0:57
  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16