sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

França começou a julgar sete suspeitos acusados de receberem treino militar do Daesh

A Justiça francesa começou hoje a julgar sete pessoas, acusadas de terem recrutado e recebido treino militar do Daesh na Síria. Os arguidos apresentaram-se hoje num tribunal em Paris, têm entre os 24 e os 27 anos e podem vir a apanhar uma pena de 10 anos de prisão, cada um.

Para isso, o tribunal tem de dar como provado que os arguidos faziam parte de uma rede islâmica de recrutamento e que o treino foi dado pelo Daesh.

De acordo com a acusação, os arguidos fariam parte de um grupo, que entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, terá viajado para a Síria para receber treino do Daesh.

Entre os acusados está o irmão de um dos executantes dos atentados de novembro em Paris, que mataram 130 pessoas.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.