sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Atentados do Daesh na Líbia causam 10 mortos

O grupo extremista Daesh realizou hoje três ataques suicidas contra as forças pró-governamentais na Líbia, tendo um deles matado pelo menos 10 pessoas, afirmaram as autoridades.

(Arquivo)

(Arquivo)

STR

No dia 12 de maio, as forças aliadas ao governo de união nacional da Líbia (GNA), reconhecido pela comunidade internacional, lançaram uma vasta ofensiva para recuperar a cidade de Sirte.

Depois de, na semana passada, terem sido bem-sucedidas nas suas ações, as forças pró-governamentais recuaram na sua progressão devido a contraofensivas do grupo Daesh e atentados suicidas.

De acordo com uma fonte médica local, estas contraofensivas do grupo extremista causaram 10 mortos e sete feridos. Este foi "um atentado perpetrado pelo Daesh em Abu Grein", uma cidade situada a cerca de 130km a oeste de Sirte.

Em comunicado, o centro de informação sobre as ofensivas contra o grupo Daesh precisou que um 'kamikaze' a bordo de um carro-bomba embateu contra um posto de controlo à entrada de Abu Grein.

As forças pró-governamentais afirmaram terem existido mais duas tentativas de atentados por parte do grupo extremista. "As nossas forças conseguiram fazer com que duas viaturas explodissem antes que os bombistas-suicidas chegassem ao seu destino", acrescentou a mesma fonte, precisando que o Daesh realizou vários ataques e tentativas de atentados desde domingo.

Na área residencial da cidade de Sirte, onde se enclausuraram e estão atualmente cercados, os jihadistas estão a abrigar-se em casas, têm atiradores nos telhados, espalharam explosivos e recorreram ao suicídio como forma de lidar com as forças pró-governo.

Depois de terem começado as operações contra o grupo Daesh, 164 membros das forças do regime líbio foram mortos e outras centenas foram feridas, segundo fontes médicas locais.

O Daesh tem cerca de 5.000 combatentes na Líbia, segundo as autoridades norte-americanas, sendo que a maioria desses combatentes se encontra em Sirte. Também nessa cidade se encontram cerca de 30.000 civis.

De modo a combater os seus inimigos "quando perde terreno [o grupo Estado Islâmico] usa as suas táticas usuais: ataques terroristas", explicou o especialista do Conselho Europeu de Relações Internacionais Mattia Toaldo.

A operação contra o grupo extremista está sob um comando comum, com base em Misrata, a cerca de 200km no oeste de Trípoli.

Com Lusa

  • Marcelo já sabia da substituição do embaixador de Angola
    4:00

    País

    O Presidente da República sabia há bastante tempo da substituição do embaixador de Angola em Lisboa e já tinha aprovado o nome do futuro representante de Luanda. A revelação foi feita, esta terça-feira, por Marcelo Rebelo de Sousa, numa conversa exclusiva com a SIC no Palácio de Belém. O Presidente contou ainda que não vai enviar recados ao Governo nem aos partidos no discurso de 25 abril que vai fazer na Assembleia da República.

    Exclusivo SIC

  • "O ministro não escondeu nem tapou"
    1:20

    Economia

    Pedro Santana Lopes falou pela primeira vez sobre a auditoria feita à Santa Casa no período em que foi provedor. Esta terça-feira, na SIC Notícias, Santana Lopes desvalorizou as irregularidades e defendeu o ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social, Vieira da Silva.

    Pedro Santana Lopes

  • Constitucional chumba algumas normas da lei de barrigas de aluguer

    País

    O Tribunal Constitucional chumbou algumas normas do acórdão sobre as barrigas de aluguer. De acordo com o Expresso, a decisão já foi comunicada à Assembleia da República. A obrigatoriedade da regulamentação da lei ser feita pelo Parlamento e não pelo Governo terá sido unânime.

  • A história do bebé que continua a lutar pela vida depois de terem desligado as máquinas

    Mundo

    Alfie Evans sofre de uma doença cerebral degenerativa. A sua condição levou o caso à justiça e, depois de uma batalha judicial entre os pais e o hospital, os juízes determinaram que as máquinas do suporte artificial de vida fossem desligadas. Apesar de os aparelhos terem sido desligados na segunda-feira à noite, segundo os pais, a criança de 23 meses continua a lutar pela vida, respirando sozinha.

    SIC

  • O 10 de julho de 1941 na escrita de João Pinto Coelho
    15:09
  • Chegaram os brinquedos de cartão para a consola
    6:24
  • Marinha resgata 138 migrantes ao largo de Lampedusa

    País

    A fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida resgatou esta terça-feira, ao largo da ilha de Lampedusa, em Itália, 138 migrantes, entre eles 15 mulheres e oito bebés, disse à Lusa fonte do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

  • O recado de Donald Trump à Coreia do Norte 

    Mundo

    O Presidente norte-americano, Donald Trump, exortou Pyongyang a eliminar todo o seu arsenal nuclear, precisando o que queria dizer exatamente ao apelar para a "desnuclearização" do regime totalitário, antes de uma aguardada cimeira com o líder norte-coreano.

  • O vestido de noiva de Megan Markle
    1:17