sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Daesh divulga vídeo com suposto autor de ataque na Alemanha

O grupo extremista Daesh divulgou hoje um vídeo em que alegadamente surge o autor do ataque num comboio alemão na segunda-feira, afirmando que iria perseguir o que chama de países infiéis.

Com legendas em árabe, o vídeo supostamente mostra o afegão de 17 anos que na segunda-feira atacou com um machado os passageiros de um comboio regional, causando 11 feridos.

Nas imagens difundidas pela agência Amaq, ligada ao grupo extremista, "Mohammed Riyadh", de faca na mão, ameaça que vai levar a cabo uma operação na Alemanha e declara-se "soldado do califado".

"Vou degolar-vos com esta faca e cortar-vos o pescoço com machados", declara o homem no vídeo, cuja autenticidade ainda não foi comprovada.

O Daesh tinha afirmado hoje que o afegão, abatido a tiro pela polícia, era um dos combatentes do grupo extremista.

Um desenho de uma bandeira do grupo extremista foi encontrado no quarto do cidadão afegão, disse hoje o ministro do Interior alemão.

O ministro disse ao canal de televisão pública ZDF que, além do desenho da bandeira do Daesh, o jovem afegão gritou "Allhah Akbar" quando atacava os passageiros do comboio regional em Wuerzburg, na Baviera, com um machado e uma faca.


Lusa

  • Daesh diz que ataque a comboio é resposta à ofensiva contra o grupo
    1:53

    Daesh

    O Daesh já reivindicou o ataque de ontem à noite num comboio, na Alemanha. Um afegão de 17 anos atacou vários passageiros com uma faca e um machado, antes de fugir do comboio. O atacante acabou por ser abatido pela polícia, enquanto tentava fugir do local do crime. O Daesh disse que o ataque foi uma resposta à ofensiva contra o grupo extremista no Iraque e na Síria. Cinco pessoas ficaram feridas com gravidade e mais de uma dezena recebeu assistência em estado de choque.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • O que muda com a saída do Procedimento por Défice Excessivo?
    2:10
  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • Marcelo opta pelo silêncio sobre a eutanásia
    1:09

    Eutanásia

    Marcelo Rebelo de Sousa diz que só tomará uma posição sobre a eutanásia quando o diploma chegar a Belém. O chefe de Estado garante que vai ficar em silêncio, para não condicionar o debate e também "para ficar de mãos livres para decidir".