sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Polícia indonésia deteve grupo que preparava atentado em Singapura

Polícia indonésia carrega um saco com armas apreendidas.

© Antara Photo Agency / Reuters

A polícia indonésia anunciou hoje a detenção de seis presumíveis radicais islâmicos que planeavam um ataque com míssil contra um bairro da zona ribeirinha de Singapura, levando as autoridades da cidade-estado a reforçar a segurança.

Os seis homens, entre os 19 e os 46 anos, foram detidos na ilha indonésia de Batam, alguns quilómetros a sul de Singapura, informou um porta-voz da polícia nacional, Agus Rianto.

O alegado líder do grupo, Gigih Rahmat Dewa, é acusado de planear o ataque com Bahrun Naim, um jihadista indonésio que as autoridades suspeitam combater com o grupo extremista Daesh na Síria e que tem ligações a ataques terroristas cometidos na Indonésia, disse o porta-voz.

Os dois "planeavam um ataque terrorista em Singapura, queriam atacar Singapura com um míssil a partir de Batam", acrescentou.

Outro porta-voz policial, Boy Rafli Amar, precisou que o alvo era o complexo de luxo de Marina Bay.

O Ministério da Administração Interna de Singapura emitiu um comunicado no qual afirma "ter tido conhecimento de planos dos seis suspeitos detidos" e estar a trabalhar com as autoridades indonésias.

"Em resposta a esta ameaça e à situação de segurança prevalecente, a polícia e outras agências reforçaram as medidas de segurança internas e fronteiriças", lê-se no texto, que acrescenta: "Este desenvolvimento sublinha a gravidade da ameaça terrorista a Singapura".

A Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo, lançou a sua "guerra ao terrorismo" depois dos atentados de Bali de 2002, que fizeram 202 mortos.

Lusa

  • Não houve negligência médica no caso do jovem que morreu em São José
    2:33

    País

    Afinal, não houve negligência médica no caso do jovem que morreu há cerca de um ano no Hospital de São José, vítima de um aneurisma. Esta é a conclusão da Ordem dos Médicos e dos peritos do Instituto de Medicina Legal. Segundo o jornal Expresso, todos os relatórios relatórios pedidos pelo Ministério Público e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Central dizem que o corpo clínico do hospital não teve responsabilidades na morte de David Duarte.

  • Jovens estariam de fones e poderão não ter ouvido comboio a aproximar-se
    1:47

    País

    As adolescentes, de 13 e 14 anos, encontradas mortas junto à linha do norte perto de Coimbra podem não ter ouvido a aproximação do comboio, uma vez que estariam de auriculares. Os corpos só foram descobertos 36 horas depois do desaparecimento das jovens, aparentemente vítimas de um descuido fatal.

  • Patti Smith engana-se na música de Bob Dylan durante cerimónia dos Nobel
    1:49

    Mundo

    Os prémios Nobel deste ano já foram entregues. Bob Dylan não compareceu à entrega do galardão da Literatura e fez-se representar pela amiga Patti Smith, que teve um bloqueio enquanto cantava "A Hard Rain's A-Gonna Fall" do músico. O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos foi distinguido com o Nobel da paz pelo acordo que alcançou com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

  • CIA acredita que Trump foi ajudado por piratas informáticos russos
    1:24

    Eleições EUA 2016

    As eleições nos Estados Unidos da América já terminaram e o Presidente está eleito. Contudo, Barack Obama quer saber se os russos tentaram mesmo influenciar o voto e ao mesmo tempo perceber o que os serviços secretos aprenderam com todas as fugas de informação durante a campanha. Já a CIA diz não ter dúvidas: para os serviços secretos norte-americanos, Donald Trump foi ajudado por piratas informáticos.