sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Polícia indonésia deteve grupo que preparava atentado em Singapura

Polícia indonésia carrega um saco com armas apreendidas.

© Antara Photo Agency / Reuters

A polícia indonésia anunciou hoje a detenção de seis presumíveis radicais islâmicos que planeavam um ataque com míssil contra um bairro da zona ribeirinha de Singapura, levando as autoridades da cidade-estado a reforçar a segurança.

Os seis homens, entre os 19 e os 46 anos, foram detidos na ilha indonésia de Batam, alguns quilómetros a sul de Singapura, informou um porta-voz da polícia nacional, Agus Rianto.

O alegado líder do grupo, Gigih Rahmat Dewa, é acusado de planear o ataque com Bahrun Naim, um jihadista indonésio que as autoridades suspeitam combater com o grupo extremista Daesh na Síria e que tem ligações a ataques terroristas cometidos na Indonésia, disse o porta-voz.

Os dois "planeavam um ataque terrorista em Singapura, queriam atacar Singapura com um míssil a partir de Batam", acrescentou.

Outro porta-voz policial, Boy Rafli Amar, precisou que o alvo era o complexo de luxo de Marina Bay.

O Ministério da Administração Interna de Singapura emitiu um comunicado no qual afirma "ter tido conhecimento de planos dos seis suspeitos detidos" e estar a trabalhar com as autoridades indonésias.

"Em resposta a esta ameaça e à situação de segurança prevalecente, a polícia e outras agências reforçaram as medidas de segurança internas e fronteiriças", lê-se no texto, que acrescenta: "Este desenvolvimento sublinha a gravidade da ameaça terrorista a Singapura".

A Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo, lançou a sua "guerra ao terrorismo" depois dos atentados de Bali de 2002, que fizeram 202 mortos.

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.