sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Polícia indonésia deteve grupo que preparava atentado em Singapura

Polícia indonésia carrega um saco com armas apreendidas.

© Antara Photo Agency / Reuters

A polícia indonésia anunciou hoje a detenção de seis presumíveis radicais islâmicos que planeavam um ataque com míssil contra um bairro da zona ribeirinha de Singapura, levando as autoridades da cidade-estado a reforçar a segurança.

Os seis homens, entre os 19 e os 46 anos, foram detidos na ilha indonésia de Batam, alguns quilómetros a sul de Singapura, informou um porta-voz da polícia nacional, Agus Rianto.

O alegado líder do grupo, Gigih Rahmat Dewa, é acusado de planear o ataque com Bahrun Naim, um jihadista indonésio que as autoridades suspeitam combater com o grupo extremista Daesh na Síria e que tem ligações a ataques terroristas cometidos na Indonésia, disse o porta-voz.

Os dois "planeavam um ataque terrorista em Singapura, queriam atacar Singapura com um míssil a partir de Batam", acrescentou.

Outro porta-voz policial, Boy Rafli Amar, precisou que o alvo era o complexo de luxo de Marina Bay.

O Ministério da Administração Interna de Singapura emitiu um comunicado no qual afirma "ter tido conhecimento de planos dos seis suspeitos detidos" e estar a trabalhar com as autoridades indonésias.

"Em resposta a esta ameaça e à situação de segurança prevalecente, a polícia e outras agências reforçaram as medidas de segurança internas e fronteiriças", lê-se no texto, que acrescenta: "Este desenvolvimento sublinha a gravidade da ameaça terrorista a Singapura".

A Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo, lançou a sua "guerra ao terrorismo" depois dos atentados de Bali de 2002, que fizeram 202 mortos.

Lusa

  • Sismo de magnitude 4,0 provoca um morto em Nápoles

    Mundo

    Um sismo de magnitude 4,0 na escala de Richter atingiu esta segunda-feira a ilha de Ísquia no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, no sul de Itália. De acordo com o jornal La Stampa uma mulher terá morrido e dois feridos estarão em perigo de vida.

  • A easyJet não está a oferecer bilhetes no Facebook. Cuidado, é uma burla

    País

    Se esteve no Facebook nos últimos dias, provavelmente reparou na oferta de dois bilhetes para uma viagem da easyJet, a propósito do 22.º aniversário da companhia aérea britânica. Uma viagem para dois tinha tudo para correr bem, não fosse um esquema de burla, criado para obter os dados pessoais dos utilizadores que partilham a publicação na rede social.

  • Brasileiros procuram Portugal
    3:59

    País

    Viver em Portugal é hoje em dia um grande sonho da classe média brasileira. De acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, só em 2016, o número de vistos de residência aumentarem em mais de 30%. A língua, a segurança e a qualidade de vida são as razões apontadas para a mudança. Todos os dias, no consulado português no Rio de Janeiro, para a obtenção de vistos.

  • Big Ben em silêncio durante quatro anos
    2:15

    Mundo

    Esta segunda-feira ficou marcada pelas últimas badaladas dos famosos sinos do Big Ben, em Londres, no Reino Unido. A torre, na qual está instalada o relógio mais famoso do mundo, vai entrar em obras e os sinos só vão voltar a tocar em 2021.

  • Garrafa lançada ao mar em Rhodes recebe resposta de Gaza
    1:43

    Mundo

    A história parece de filme, mas aconteceu numa praia de Gaza. Um casal britânico lançou uma garrafa com uma mensagem ao mar, em julho, na ilha grega de Rhodes. A garrafa foi encontrada por um pescador numa praia de Gaza, que aproveitou para enviar a resposta, na qual falou sobre as restrições impostas por Israel.