sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Polícia indonésia deteve grupo que preparava atentado em Singapura

Polícia indonésia carrega um saco com armas apreendidas.

© Antara Photo Agency / Reuters

A polícia indonésia anunciou hoje a detenção de seis presumíveis radicais islâmicos que planeavam um ataque com míssil contra um bairro da zona ribeirinha de Singapura, levando as autoridades da cidade-estado a reforçar a segurança.

Os seis homens, entre os 19 e os 46 anos, foram detidos na ilha indonésia de Batam, alguns quilómetros a sul de Singapura, informou um porta-voz da polícia nacional, Agus Rianto.

O alegado líder do grupo, Gigih Rahmat Dewa, é acusado de planear o ataque com Bahrun Naim, um jihadista indonésio que as autoridades suspeitam combater com o grupo extremista Daesh na Síria e que tem ligações a ataques terroristas cometidos na Indonésia, disse o porta-voz.

Os dois "planeavam um ataque terrorista em Singapura, queriam atacar Singapura com um míssil a partir de Batam", acrescentou.

Outro porta-voz policial, Boy Rafli Amar, precisou que o alvo era o complexo de luxo de Marina Bay.

O Ministério da Administração Interna de Singapura emitiu um comunicado no qual afirma "ter tido conhecimento de planos dos seis suspeitos detidos" e estar a trabalhar com as autoridades indonésias.

"Em resposta a esta ameaça e à situação de segurança prevalecente, a polícia e outras agências reforçaram as medidas de segurança internas e fronteiriças", lê-se no texto, que acrescenta: "Este desenvolvimento sublinha a gravidade da ameaça terrorista a Singapura".

A Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo, lançou a sua "guerra ao terrorismo" depois dos atentados de Bali de 2002, que fizeram 202 mortos.

Lusa

  • Estamos quase na hora de verão

    País

    Esta madrugada muda a hora. Quando for 1h00, os relógios adiantam para as 2h00. Será uma noite com menos tempo de sono, mas os dias vão ficar mais longos com o chamado horário de verão.

  • Divorciados vão poder dividir filhos no IRS 

    Economia

    Os divorciados vão passar a poder dividir os filhos no IRS (imposto sobre o rendimento singular) e o Governo está a estudar soluções para que em 2018 haja um novo sistema para lidar com a guarda conjunta de filhos.

  • "Os governos são diferentes mas o povo é o mesmo"
    0:45

    Economia

    O Presidente da República atribui o resultado do défice do ano passado ao espírito de sacrifício do povo português. Num jantar em Coimbra para assinalar o Dia do Estudante, Marcelo Rebelo de Sousa considerou ainda que o valor do défice de 2016 é a prova de que com governos diferentes conseguem-se os mesmos objetivos.

  • Recuo na saúde é primeira derrota de peso para Donald Trump
    1:18

    Mundo

    O Presidente norte-americano sofreu esta sexta-feira uma derrota de peso. O líder da Câmara dos Representantes retirou a proposta do plano de saúde de Trump, que se preparava para um chumbo na câmara baixa do Congresso. Para já, mantém-se o Obamacare.

  • Pai do piloto da Germanwings defende inocência do filho

    Mundo

    O pai de Andreas Lubitz declarou esta sexta-feira que o filho não é o responsável pelo embate do avião da Germanwings contra um local montanhoso, que fez 150 mortos. O Ministério Público alemão concluiu em janeiro que o incidente em 2015 foi apenas da responsabilidade do piloto.