sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 45.000 combatentes do Daesh mortos no Iraque e Síria

Pelo menos 45.000 jihadistas foram mortos no Iraque e na Síria desde que os Estados Unidos da América iniciaram, há dois anos, a operação para combater o Daesh, disse esta quarta-feira um general norte-americano.

"Estimamos que durante os últimos 11 meses tenham morrido cerca de 25.000 combatentes inimigos. Acrescentados aos 20.000 mortos anteriormente, são 45.000 inimigos retirados do campo de batalha", afirmou o tenente-general Sean MacFarland, que comanda a coligação, liderada pelos Estados Unidos da América, contra o grupo extremista.

Sean MacFarland disse que atualmente o Daesh deverá ter uma força entre 15.000 e 30.000 combatentes, mas sublinhou que o grupo extremista está a ter dificuldades em angariar novos elementos para as suas fileiras.

"O número de combatentes na linha da frente diminuiu. Diminuíram não só em quantidade, mas também em qualidade. Não estão a atuar de uma forma tão eficaz como no passado, o que os torna um alvo mais fácil", afirmou o tenente-general, que falava aos jornalistas através de videoconferência em Bagdad.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.