sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Pelo menos 45.000 combatentes do Daesh mortos no Iraque e Síria

Pelo menos 45.000 jihadistas foram mortos no Iraque e na Síria desde que os Estados Unidos da América iniciaram, há dois anos, a operação para combater o Daesh, disse esta quarta-feira um general norte-americano.

"Estimamos que durante os últimos 11 meses tenham morrido cerca de 25.000 combatentes inimigos. Acrescentados aos 20.000 mortos anteriormente, são 45.000 inimigos retirados do campo de batalha", afirmou o tenente-general Sean MacFarland, que comanda a coligação, liderada pelos Estados Unidos da América, contra o grupo extremista.

Sean MacFarland disse que atualmente o Daesh deverá ter uma força entre 15.000 e 30.000 combatentes, mas sublinhou que o grupo extremista está a ter dificuldades em angariar novos elementos para as suas fileiras.

"O número de combatentes na linha da frente diminuiu. Diminuíram não só em quantidade, mas também em qualidade. Não estão a atuar de uma forma tão eficaz como no passado, o que os torna um alvo mais fácil", afirmou o tenente-general, que falava aos jornalistas através de videoconferência em Bagdad.

Lusa

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07