sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Rebeldes apoiados pela Turquia tomaram Jarablos ao Daesh

Rebeldes sírios apoiados por forças aéreas e terrestres da Turquia tomaram esta quarta-feira ao Daesh a cidade de Jarablos, junto à fronteira turca, segundo grupos da oposição e uma ONG.

"Jarablos foi completamente libertada", disse à agência France-Presse Ahmad Othman, comandante do grupo rebelde Sultan Mourad, que participou na ofensiva lançada pela Turquia antes do amanhecer.

Um porta-voz de outro grupo rebelde, Nureddin al-Zinki, confirmou a tomada da cidade e afirmou que os combatentes do grupo 'jihadista' retiraram na direção de Al-Bab, localidade controlada pelo Daesh a sudoeste de Jarablos.

A organização não-governamental (ONG) Observatório Sírio dos Direitos Humanos confirmou a tomada de Jarablos, precisando que os 'jihadistas' ofereceram "muito pouca resistência".

O exército turco, apoiado pelas forças da coligação internacional que combate os 'jihadistas', lançou antes do amanhecer a operação "Escudo do Eufrates", com aviões de combate, tanques e tropas especiais, para expulsar o Daesh de Jarablos.

A operação foi considerada por especialistas como a maior lançada pela Turquia em território sírio desde o início do conflito sírio, em 2011.

O anúncio da tomada de Jarablos foi feito cerca de 14 horas depois do início da operação, às 04:00 locais (02:00 em Lisboa).

Com Lusa

  • Vidas de fogo
    12:04

    Reportagem Especial

    Este ano durante o período mais crítico dos fogos, estão no terreno quase dez mil operacionais, a maioria bombeiros voluntários. A Reportagem Especial da SIC deste domingo "Vidas de fogo" dá a conhecer histórias de bombeiros que sobreviveram às chamas enquanto serviam o país.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.