sicnot

Perfil

Daesh

Daesh

Daesh

Erdogan diz que Turquia luta contra jihadistas e curdos com "a mesma determinação"

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, assegurou este domingo que Ancara irá combater com a mesma energia o Daesh e os combatentes curdos-sírios.

Erdogan falava num comício na cidade de Gaziantep (sul da Turquia), ao quinto dia da ofensiva turca na Síria que já fez dezenas de mortos.

"Vamos contribuir para retirar o Daesh [acrónimo árabe do grupo "jihadista" Estado Islâmico] da Síria", afirmou.

"Para o Partido da União Democrática Curda (PYD) teremos a mesma determinação", referiu o chefe de Estado turco em Gaziantep, cidade perto da fronteira síria onde ocorreu há uma semana um ataque contra um casamento que provocou 55 mortos.

O governo de Ancara acusa o PYD, a principal milícia curda na Síria, de organizar ataques em território turco em colaboração com o Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), movimento dos rebeldes separatistas curdos que Ancara qualifica como uma organização terrorista.

"Não vamos aceitar nenhuma atividade terrorista dentro, ou perto, das nossas fronteiras", insistiu o Presidente turco.

Ancara lançou na madrugada de quarta-feira a operação "Escudo do Eufrates" em território sírio que visa simultaneamente o grupo extremista Estado Islâmico e os curdos, quer do Partido da União Democrática Curda (PYD), quer da milícia Unidades de Proteção do Povo (YPG).

Lusa

  • Vários mortos em avalancha em Itália

    Mundo

    Várias pessoas morreram numa avalanche que atingiu um hotel numa estação de esqui na montanha de Gran Sasso, Itália. As equipas de socorro conseguiram resgatar duas pessoas, mas admitem ainda a existência de quase 30 mortos.

    Em desenvolvimento

  • Temperaturas negativas congelam rio em Bragança
    1:26

    País

    As baixas temperaturas os últimos dois dias, com as mínimas a descer até aos 10 graus negativos durante a noite e madrugada, congelaram o rio que atravessa a aldeia de Gimonde, no concelho de Bragança. O repórter da SIC João Faiões esteve esta manhã no local.

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.

  • Feriado no Carnaval e fim das pontes chumbados
    2:15

    País

    Nem o Carnaval vai passar a ser feriado, nem as pontes vão acabar. O PS rejeitou esta quarta-feira no Parlamento uma proposta do PSD para que os feriados a meio da semana sejam gozados na segunda-feira seguinte. Ao mesmo tempo, os socialistas recusaram duas propostas apoiadas pelos partidos de esquerda, para que o Carnaval passasse a ser sempre feriado.

  • As alterações na carta de condução que ajudam a poupar
    6:16